Notícias

SME oferece 1.080 vagas em novos cursos de Educomunicação

Formações vão apoiar a Educação Integral; inscrições abrem nesta segunda-feira (9)

Publicado em: 06/08/2021 15h56 | Atualizado em: 06/08/2021
fotografia ilustrativa com vários dispositivos eletrônicos

Nesta segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abre inscrições para oito cursos de Educomunicação gratuitos e totalmente online voltados para profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino. No total, serão oferecidas 1.080 vagas. Os cursos possuem carga horária de 20h e os participantes receberão certificação. As formações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Portal SME.

A novidade nesta oferta são os novos cursos que pretendem apoiar o desenvolvimento de projetos de Educação Integral: Stop Motion, Música e Algoritmo e Filme de Minuto. Segundo o coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Lima, as propostas dos cursos, neste segundo semestre, visam preparar os professores para o desenvolvimento de projetos para potencializar a Educação Integral e o protagonismo dos estudantes.

Ele destaca o papel da formação na implementação de projetos e ações de intervenção social. “A Educomunicação pode alavancar iniciativas dos estudantes para apoiar sua comunidade e a formação é o primeiro passo para estimular o professor a pensar iniciativas com seus alunos”, complementa.

O propósito dos cursos é formar educadores para o desenvolvimento de projetos educomunicativos nas escolas, ampliando seus conhecimentos sobre as linguagens da comunicação e aprofundando a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea, de maneira que teoria e prática sejam permanentemente alinhadas.

Acesse a página de inscrições. 

Outros cursos desta quarta edição

Entre os temas oferecidos estão: Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática; Cinema Negro uma Contribuição para a Formação da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Fotografia, Linguagem e Técnicas para Prática Docente; Educomunicação: Leitura Crítica da Mídia; Desinformação e Fake News na Educação; Educomunicação.

Os cursos são optativos, sem dispensa de ponto. Os certificados valem 1 ponto para evolução funcional. As atividades acontecerão nas plataformas Google Sala de Aula para atividades à distância, e no Google Meet para os encontros ao vivo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540