SME lança publicações com textos de estudantes das AELs e professores

Interessados em divulgar seus textos devem enviá-los para seleção até 1 de junho; lançamento será em setembro

Publicado em: 21/03/2022 17h10 | Atualizado em: 21/03/2022

Fotografia de uma mão escrevendo com uma caneta. Segue com o texto Descobrir-se e Revelar-se autor

A Secretaria Municipal de Educação lançará neste ano novos volumes das publicações “Descobrir-se Autor”, com textos de autoria de estudantes das Academias Estudantis de Letras (AELs), e “Revelar-se Autor”, com obras de autoria de professores da Rede Municipal de Educação. Até o início de junho, acadêmicos e docentes poderão enviar seus textos para a seleção. O lançamento dos livros será no dia 23 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O tema central serão as “Memórias”, que podem ser trabalhadas tanto como gênero como tema; os textos dos acadêmicos poderão ser individuais ou coletivos, já que algumas experiências de vida são compartilhadas socialmente. A memória partilhada pode ser uma criação ficcional ou uma lembrança reelaborada textualmente. A produção poderá ser feita em prosa ou verso.

O “Descobrir-se Autor” é publicado anualmente desde 2016 e em todas as edições a AEL esteve presente, tendo uma publicação exclusiva do projeto desde 2017. O “Revelar-se”, coletânea de professores, surgiu em 2019. “As publicações são incentivos importantes para o desenvolvimento da autoria, ainda mais com um tema como a memória, que envolve tanto o sujeito, que lembra de algo de sua posição individual, como o coletivo, pois os acontecimentos também envolvem outras pessoas”, afirma Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL em SME.

Como afirma Ecléa Bosi no texto “Uma experiência humanizadora”, criar textos sobre a memória é praticar a “verdadeira cultura que é a inserção do passado no presente, as pesquisas das crianças são mais humanizadoras”.

As produções do livro Descobrir-se Autor, fruto de textos dos acadêmicos e membros vitalícios, poderão ser textos em versos ou prosas, de, no máximo, 3 laudas. O estudante participante deverá enviar o arquivo em formato Word, fonte Arial 12, contendo no documento:

1. Nome Completo;
  2. Pseudônimo (se houver);
  3. Idade;
  4. Nome da AEL;
  5. Amigo Literário;
  6. Se membro vitalício, a atual escola ou ocupação profissional.
  7. Nome dos professores responsáveis

O texto para o livro “Descobrir-se Autor” deverá ser enviado exclusivamente no e-mail do coordenador da AEL na respectiva DRE:

DRE Butantã: ritadec@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Campo Limpo: elaine.miranda@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Capela do Socorro: luciene.cioffi@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Freguesia/Brasilândia: robertomaciel@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Guaianases: mipereira@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Ipiranga: girseley.sato@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Itaquera: lrmunis@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Jaçanã/Tremembé: iventurini@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Penha: tglopes@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Pirituba/Jaraguá: patricia.aguillera@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE Santo Amaro: claudiagsilva@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE São Mateus: renato.brunassi@sme.prefeitura.sp.gov.br

DRE São Miguel: bruno.carvalho@sme.prefeitura.sp.gov.br

O livro Revelar-se Autor será fruto das produções dos professores da RME participantes da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo e demais interessados. Poderão ser textos em versos ou prosas, de, no máximo, 3 laudas. O arquivo deverá estar em formato Word, Arial 12, contendo no documento:

1. Nome Completo;
  2. Pseudônimo (se houver);
  3. Nome da U.E.;
  4. DRE.

O texto para o livro Revelar-se Autor deverá ser enviado exclusivamente no e-mail: academiaestudantildeletras@sme.prefeitura.sp.gov.br

Os trabalhos dos professores e dos alunos poderão ser enviados até o dia 1 de junho de 2022.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação