Notícias

SME lança programa “Paz nas Escolas”

Iniciativa visa promover a cultura de paz por meio de ações e políticas públicas.

Publicado em: 02/06/2016 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020
paz_nas_escolas_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta quarta-feira, 18, o Programa “Paz nas Escolas”. O programa visa desenvolver uma política de superação e solução de conflitos nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana e Serviços.

O lançamento do Programa aconteceu no Auditório do Gabinete dos Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo e contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, da Secretária Municipal de Educação Adjunta e Coordenadora do Programa “Paz nas Escolas”, Emília Cipriano, da Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, do Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Benedito Domingos Mariano, da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, do Secretário Municipal de Serviços, José Alberto Serra Almeida e do Desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças – Corregedor Geral de Justiça do TJ do Estado de São Paulo. Também participaram do lançamento a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Fátima Antonio, a Coordenadora da Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral, Maria Cecilia Carlini e os Diretores Regionais de Educação da cidade de São Paulo.

O “Paz nas Escolas” foi desenvolvido com o objetivo de promover a cultura de paz por meio de um conjunto de ações e políticas públicas. O Programa oferecerá apoio para a prevenção da violência e à melhoria da convivência nas unidades educacionais.

O Programa é fruto do “Diálogos com a Rede”, iniciativa que promoveu, no ano de 2015, encontros entre o Secretário Gabriel Chalita e sua equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação com o objetivo de ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e a comunidade. Nestes encontros, a segurança nas unidades educacionais foi apontada como um ponto importante para a melhora da qualidade social da Educação e das condições de trabalho dos educadores. A questão da segurança também foi motivo de grande preocupação por parte dos alunos e suas famílias.

Dentre as ações do Programa “Paz nas Escolas” estão: a formação dos integrantes dos Grupos e das Comissões de Mediação de Conflitos em todas as Diretorias Regionais de Educação e unidades educacionais da Rede, o Programa de Proteção Escolar e a constituição do Grupo Permanente de Pesquisa, Formação e Intervenção Social. Além destas, outras ações complementares como, por exemplo, Infância Cordial, Justiça Restaurativa e Escola Aberta também serão desenvolvidas.

As 13 Diretorias Regionais de Educação já têm desenvolvido ações com o intuito de trabalhar a cultura da paz, tais como: fortalecimento das Redes de Proteção Social nos territórios; encontros de Grêmios e outras organizações estudantis; formações para legitimação e consolidação da gestão democrática; constituição de grupos de trabalhos permanentes para mediação de conflitos, meio ambiente, relações étnico-raciais e direitos humanos e implementação e monitoramento dos programas “Tamojunto”, “Jogo Elos – construindo coletivos”, “Mais Educação/MEC”, “São Paulo Integral” e “Saúde Escolar”.

Confira as principais questões sobre o Programa “Paz nas Escolas”.

Veja a lista das Comissões de Mediação de Conflitos nas Diretorias Regionais de Educação.

Acesse aqui a apresentação da Professora Maria Stela Santos Graciani.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.213