Notícias

SME lança materiais que fortalecem ações antirracistas nas escolas municipais

Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Núcleo de Leitura e Literatura da SME lançam publicações e propostas pedagógicas para ampliar reflexões durante o Novembro Negro

Publicado em: 25/11/2025 9h00 | Atualizado em: 25/11/2025
Fotografia de uma menina negra olhando para a câmera e sorrindo. Ela está sentada no chão e com um livro em suas mãos. Ao fundo uma estante com variedade de livros para as ações antirracistas.

Nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) diariamente são realizadas ações e reflexões para fortalecer as práticas antirracistas. Nesse contexto, o mês de novembro, marco fundamental na luta antirracista no Brasil, ganha destaque com uma série de iniciativas promovidas pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER). As atividades buscam ampliar debates, incentivar práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial e fortalecer a educação antirracista nas escolas municipais da capital.

Entre as ações deste ano estão duas publicações pedagógicas elaboradas pelo NEER e Núcleo de Leitura e Literatura (NLL): o “Caderno de Orientações: Novembro Negro” e o “Leituraço: Novembro Negro”. Os materiais foram pensados para toda a Rede Municipal de Ensino e apresentam propostas acessíveis, práticas e alinhadas ao cotidiano das unidades. 

Ao destacar a luta de Zumbi dos Palmares, com o Dia da Consciência Negra, o Novembro Negro convoca toda a sociedade brasileira a refletir sobre as desigualdades raciais que persistem em nosso país, e a importância de romper definitivamente com estruturas opressoras que impactam a população negra.

Caderno de orientações Novembro Negro 

O Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais lançou o Caderno de Orientação: Novembro Negro, material elaborado para apoiar todas as Unidades Educacionais na valorização das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras. O caderno oferece subsídios pedagógicos e formativos que auxiliam escolas e professores na construção de vivências antirracistas ao longo do ano letivo.

Neste ano, também foram publicados os cadernos de orientações Itinerâncias Antirracistas, Março Mulher, Junho Migrante e Agosto Indígena, que dialogam com temas estruturantes das políticas educacionais da cidade.

Leituraço: Novembro Negro

O Leituraço é uma iniciativa do Núcleo de Leitura e Literatura (NLL) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação e apresenta diferentes propostas temáticas ao longo do ano. Em março, o foco foi o Mês da Mulher; em junho, os povos migrantes; e, em agosto, as culturas dos povos indígenas. Agora, em novembro, o Leituraço se dedica às abordagens afro-brasileiras e africanas.

O Leituraço: Novembro Negro reúne sugestões de atividades acompanhadas de uma seleção de títulos presentes nas salas de leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). As ações, apesar de organizadas pelos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL), são indicadas para toda a comunidade escolar. O objetivo é ampliar ainda mais as discussões em volta da temática.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina negra olhando para a câmera e sorrindo. Ela está sentada no chão e com um livro em suas mãos. Ao fundo uma estante com variedade de livros para as ações antirracistas.
Educação Antirracista

EMEI Antonio Bento recebe apoio para fortalecer ações de educação antirracista

Publicado em: 24/11/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs

Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs

Publicado em: 24/11/2025 12h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo verde e o texto
Tamanho Site

Projeto com animais transforma e acolhe estudantes da EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo

Publicado em: 19/11/2025 3h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.602