Notícias
SME inicia trabalhos do GT “Aprender e Ensinar nas Adolescências”
Evento reuniu gestores, professores e estudantes em debates sobre políticas educacionais e aprendizagens voltadas às adolescências
Publicado em: 15/09/2025 11h44 | Atualizado em: 16/09/2025 
Na manhã da última sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realizou, no auditório da sede da pasta, o lançamento do Grupo de Trabalho (GT) Aprender e Ensinar nas Adolescências. O encontro reuniu diferentes áreas da SME, gestores, professores e estudantes da rede, marcando o início de um ciclo de estudos e debates que seguirá até novembro.
A programação contou com a participação da Secretária Executiva Pedagógica Maria Silvia Bacila, da Coordenadora Pedagógica da SME Lucimeire Cabral, de Karen Andrade, do Núcleo de Acompanhamento, e de estudantes da EMEF Paulo Duarte. Na sequência, a convidada Katia Stocco Smole ministrou a palestra “Adolescências: políticas educacionais e aprendizagens”, destacando a importância de pensar práticas pedagógicas específicas para este público.
O encontro também apresentou oficialmente o projeto, detalhando seus objetivos estratégicos: realizar diagnósticos por meio da escuta dos estudantes, propor novas formas de organização de tempos, espaços e currículos, além de produzir materiais e orientações pedagógicas voltadas ao atendimento educacional das adolescências.
Na parte final, foram definidos os subgrupos temáticos de trabalho, que ao longo dos próximos meses vão se aprofundar em temas como convivência escolar, artes e linguagens, redes sociais, tecnologias, saúde mental e flexibilização curricular.
Com a participação de 53 membros no total, o GT se propõe a criar orientações para o ano de 2026, incluindo publicações institucionais, reorganização de espaços e tempos escolares e recomendações metodológicas para professores e gestores.
Sobre o projeto Aprender e Ensinar nas Adolescências
Busca fortalecer a convivência escolar, ampliar a participação estudantil e apoiar diretamente as unidades, oferecendo subsídios sobre temas como saúde mental, combate ao racismo e à xenofobia, inclusão, diversidade alimentar e uso de tecnologias para aprendizagem.
Confira registros do lançamento:
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
 
			
			Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Publicado em: 30/10/2025 11h53 - em Bom de Prova
 
			
			SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
 
			
			Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
 
			
			Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Publicado em: 29/10/2025 10h09 - em CEU e COCEU
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                


