SME inicia mapeamento de espaços de leitura e projetos literários nas EMEIs

Formulário visa acompanhar projetos e ofertar formações para educadores das EMEIs; preenchimento pode ser feito até 7 de junho

Publicado em: 08/05/2023 9h00 | Atualizado em: 09/05/2023
Fotografia de duas crianças: uma menina está fantasiada e segura o livro de literatura infantil com a imagem de três porquinhos e a outra usa uniforme escolar e segura um microfone.

O Núcleo Academia Estudantil de Letras (AEL), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, abriu um formulário para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) preencherem sobre os espaços de leitura, seus projetos literários e AEL. O preenchimento pode ser feito pelas Unidades Educacionais até 7 de junho.

O objetivo é  conhecer os projetos que as unidades educacionais já realizam em relação à mediação literária, ofertar formações e propostas que atendam às demandas das EMEIs, além de adaptar o projeto AEL à Educação Infantil.

Na Rede Municipal de Ensino acontecem iniciativas de promoção e acesso à literatura na infância com diferentes projetos que têm sido desenvolvidos nas EMEIs, dentre eles, o projeto da Academia Estudantil de Letras . A AEL incentiva o gosto pela literatura e a vivência da poesia e das histórias por meio de outras artes, como o teatro.

Um dos exemplos é a EMEI Dr. Mário Alves de Carvalho que trouxe a experiência da academia para a infância com o projeto “Trampolim”. A coordenadora pedagógica, Kátia Orsini, contou que: “o projeto recebe este nome por dar a ideia de salto, da Educação Infantil para a AEL, e assim o estudante tem a possibilidade de continuar com os estudos literários”.

Já a EMEI Prof.ª Olandya Peres Ribeiro fundou a AEL Anderson Novello. “Foi perceptível, após a implementação do Projeto AEL, o envolvimento das famílias e a valorização da literatura, pois os momentos de leitura começaram a ser vivenciados também em seus lares, fortalecendo os vínculos familiares”, afirma a professora Denise Rocha.

Participe dessa consulta! Clique aqui para responder o formulário.