Notícias

SME inicia mapeamento de espaços de leitura e projetos literários nas EMEIs

Formulário visa acompanhar projetos e ofertar formações para educadores das EMEIs; preenchimento pode ser feito até 7 de junho

Publicado em: 08/05/2023 9h00 | Atualizado em: 09/05/2023
Fotografia de duas crianças: uma menina está fantasiada e segura o livro de literatura infantil com a imagem de três porquinhos e a outra usa uniforme escolar e segura um microfone.

O Núcleo Academia Estudantil de Letras (AEL), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, abriu um formulário para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) preencherem sobre os espaços de leitura, seus projetos literários e AEL. O preenchimento pode ser feito pelas Unidades Educacionais até 7 de junho. 

O objetivo é  conhecer os projetos que as unidades educacionais já realizam em relação à mediação literária, ofertar formações e propostas que atendam às demandas das EMEIs, além de adaptar o projeto AEL à Educação Infantil.

Na Rede Municipal de Ensino acontecem iniciativas de promoção e acesso à literatura na infância com diferentes projetos que têm sido desenvolvidos nas EMEIs, dentre eles, o projeto da Academia Estudantil de Letras . A AEL incentiva o gosto pela literatura e a vivência da poesia e das histórias por meio de outras artes, como o teatro.

Um dos exemplos é a EMEI Dr. Mário Alves de Carvalho que trouxe a experiência da academia para a infância com o projeto “Trampolim”. A coordenadora pedagógica, Kátia Orsini, contou que: “o projeto recebe este nome por dar a ideia de salto, da Educação Infantil para a AEL, e assim o estudante tem a possibilidade de continuar com os estudos literários”.

Já a EMEI Prof.ª Olandya Peres Ribeiro fundou a AEL Anderson Novello. “Foi perceptível, após a implementação do Projeto AEL, o envolvimento das famílias e a valorização da literatura, pois os momentos de leitura começaram a ser vivenciados também em seus lares, fortalecendo os vínculos familiares”, afirma a professora Denise Rocha.

Participe dessa consulta! Clique aqui para responder o formulário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com a capa de 4 HQs.

Prefeitura envia mais de 100 mil HQs para escolas municipais 

Publicado em: 20/05/2026 12h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Publicado em: 19/05/2026 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de crianças usando coletes laranjas caminhando na rua com pessoas adultas.

Projeto em escola do Jardim Ângela traz olhar atento das crianças para o território onde vivem

Publicado em: 19/05/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fotografia de uma mulher ao lado de um robô e ao redor deles marcas de luzes laranjas.

CEUs participaram do São Paulo Innovation Week neste final de semana 

Publicado em: 19/05/2026 1h38 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia de meninos na quadra jogando futsal. Em primeiro plano o fundo da rede.

Copa promove competição esportiva e atividades recreativas em escolas da zona leste da capital 

Publicado em: 19/05/2026 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.661