Notícias

SME inicia mapeamento de espaços de leitura e projetos literários nas EMEIs

Formulário visa acompanhar projetos e ofertar formações para educadores das EMEIs; preenchimento pode ser feito até 7 de junho

Publicado em: 08/05/2023 9h00 | Atualizado em: 09/05/2023
Fotografia de duas crianças: uma menina está fantasiada e segura o livro de literatura infantil com a imagem de três porquinhos e a outra usa uniforme escolar e segura um microfone.

O Núcleo Academia Estudantil de Letras (AEL), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, abriu um formulário para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) preencherem sobre os espaços de leitura, seus projetos literários e AEL. O preenchimento pode ser feito pelas Unidades Educacionais até 7 de junho. 

O objetivo é  conhecer os projetos que as unidades educacionais já realizam em relação à mediação literária, ofertar formações e propostas que atendam às demandas das EMEIs, além de adaptar o projeto AEL à Educação Infantil.

Na Rede Municipal de Ensino acontecem iniciativas de promoção e acesso à literatura na infância com diferentes projetos que têm sido desenvolvidos nas EMEIs, dentre eles, o projeto da Academia Estudantil de Letras . A AEL incentiva o gosto pela literatura e a vivência da poesia e das histórias por meio de outras artes, como o teatro.

Um dos exemplos é a EMEI Dr. Mário Alves de Carvalho que trouxe a experiência da academia para a infância com o projeto “Trampolim”. A coordenadora pedagógica, Kátia Orsini, contou que: “o projeto recebe este nome por dar a ideia de salto, da Educação Infantil para a AEL, e assim o estudante tem a possibilidade de continuar com os estudos literários”.

Já a EMEI Prof.ª Olandya Peres Ribeiro fundou a AEL Anderson Novello. “Foi perceptível, após a implementação do Projeto AEL, o envolvimento das famílias e a valorização da literatura, pois os momentos de leitura começaram a ser vivenciados também em seus lares, fortalecendo os vínculos familiares”, afirma a professora Denise Rocha.

Participe dessa consulta! Clique aqui para responder o formulário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo bege e o texto

DRE Capela do Socorro realiza seminário para valorizar a cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 22/05/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
«1 2 3 1.662