Notícias
SME inicia atividades da IV Mostra Cultural Novembro Negro
Tema gerador das atividades deste ano é o escritor carioca Lima Barreto e sua obra.
Publicado em: 04/09/2018 15h52 | Atualizado em: 30/11/2020O Museu da Imagem e do Som (MIS) sediou nesta sexta-feira, 27 de outubro, a abertura da IV Mostra Cultural Novembro Negro nos CEUs. O evento contou com a palestra da Prof.ª Dr.ª Lilia Moritz Schwarcz, historiadora e autora do livro biográfico ‘‘Lima Barreto: triste visionário’’.
A ação marca o início das atividades do Novembro Negro, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira, além de promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais que envolvem a nossa cultura. Neste ano o tema gerador das atividades é o escritor carioca Lima Barreto e sua obra.
A abertura contou com a presença da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) Leila Barbosa Oliva. Em sua fala, destacou a importância de valorizar personalidades negras que fazem parte da história cultural do Brasil. “Acreditamos que a invisibilidade das minorias, especialmente falando da negritude do nosso país, deve ser combatida, e uma das formas de acabarmos com esta invisibilidade é trazendo luz e conhecendo cada vez mais personagens importantes da nossa história que são negros”, enfatiza Leila.
A Diretora do Núcleo de Educação Étnico-Racial, Vera Lúcia Benedito, falou da importância de dar luz ao trabalho do escritor. “Eu não estudei Lima Barreto na minha graduação, fui descobrindo o Lima Barreto por meio da militância cultural, nos anos 80, e encontrei uma pessoa fantástica. Perceber que ele escreveu há tantos anos e ver que seu conteúdo ainda reverbera. Ele era uma pessoa fantástica e que vive dentro de nós com o que escreveu. Mas o mais interessante é que a vida dele é marcada por um período muito transformador da história brasileira, ele nasceu sete anos antes da abolição da escravatura e faleceu meses depois da realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo”, disse Vera.
A palestrante Lilia Moritz Schwarcz falou sobre a sua pesquisa que resultou no livro “Lima Barreto: triste visionário”. A autora mostrou o mergulho que fez na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, a partir do seu olhar de antropólogico e historiador, durante mais de 10 anos. Citou livros e contos do escritor carioca, mostrando as relações entre contexto biográfico e sua criação literária que, por muitas vezes, professava suas ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo, que sentiu na própria pele, e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira.
Acesse a galeria de fotos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
5 mil Mães Guardiãs trabalham na busca ativa de estudantes da Rede Municipal
Educadores
SME abre processo seletivo para professores atuarem nas Classes Hospitalares
Secretaria Municipal de Educação
SME convida educadores a compartilharem relatos de práticas sobre Educação Integral
Secretaria Municipal de Educação
Muro da EMEF Profª Maria Antonieta D’ Alckmin Basto recebe grafite para comemorar aniversário de 50 anos
Educação de Jovens e Adultos
Matrículas para cursos de Educação de Jovens e Adultos estão abertas
Secretaria Municipal de Educação
Salas de cinema dos CEUs levam cultura e entretenimento para a periferia de São Paulo
Relacionadas

5 mil Mães Guardiãs trabalham na busca ativa de estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 17/03/2023 4h23 - em Secretaria Municipal de Educação

SME abre processo seletivo para professores atuarem nas Classes Hospitalares
Publicado em: 17/03/2023 1h23 - em Educadores

SME convida educadores a compartilharem relatos de práticas sobre Educação Integral
Publicado em: 17/03/2023 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Muro da EMEF Profª Maria Antonieta D’ Alckmin Basto recebe grafite para comemorar aniversário de 50 anos
Publicado em: 16/03/2023 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para cursos de Educação de Jovens e Adultos estão abertas
Publicado em: 16/03/2023 1h07 - em Educação de Jovens e Adultos