Notícias

SME inaugura mais um polo do Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes em Guaianases

Projeto oferece curso de português gratuito para imigrantes e refugiados; o polo irá funcionar no CEU Lajeado

Publicado em: 11/10/2022 18h00 | Atualizado em: 13/10/2022
Portas Abertas

Nesta terça-feira (11), a SME inaugura o terceiro polo do Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, no Centro Educacional Unificado (CEU) Lajeado. A ação é organizada pela Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, em conjunto junto com a gestora do novo polo, Giliane Duarte de Almeida.

O “Portas Abertas – Português para Imigrantes” é uma iniciativa conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação (SME) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com o objetivo de oferecer curso de português gratuito, contínuo e distribuído por várias regiões da cidade de São Paulo.

A DRE Guaianases conta com outros dois polos do Portas Abertas nos CEUs Jambeiro e Água Azul. As aulas do novo polo tiveram início há 15 dias, com a professora Kelly Carvalho Andrade, e atende uma turma com 20 migrantes. 

 O evento de inauguração receberá familiares, estudantes, gestores e comunidade. A abertura contará com apresentação musical das crianças do CEU Lajeado, após acontecerá a exposição do projeto que visa a atender os migrantes do território DRE Guaianases.

Fotografia de um palco com 11 pessoas uma ao lado da outra e ao fundo projetado no telão está escrito "Portas Abertas - Português para Imigrantes".
Apresentação do coral de estudantes e musicista do CEU Lajeado.

Os participantes assistirão ao vídeo com o relato de prática do professor de Português para Imigrantes, José Lopes Moreira Filho, que contará como foi a sua experiência em trabalhar no projeto. “É importante destacar que o projeto não é apenas Português e que existem uma série de questões que a gente lida durante as aulas, também tem as questões afetivas, que são delicadas e assim muitos deles vêm para o Brasil por algum motivo”, relataJosé.

O encerramento da cerimônia terá o sarau do CEU Água Azul, seguido pelo musical do CEU Jambeiro e o coral da DRE Guaianases.

Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes

O público alvo são as comunidades migrantes em geral e familiares das crianças e jovens estudantes da rede. Todos os migrantes podem ter acesso ao curso, não são impeditivos para inscrição: a falta de documentos, a situação migratória (migrante, apátrida, refugiado etc.) ou a nacionalidade.

Saiba mais na página do Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302