SME e TV Cultura produzem 3.330 vídeos inéditos em Libras com ajuda de instrutores surdos

Material inédito está alinhado ao Currículo da Cidade; Rede Municipal atende 1.245 estudantes com deficiência auditiva e surdez

Publicado em: 13/05/2022 16h14 | Atualizado em: 16/05/2022
Fotografia de Gravação De Vídeo Em Libras (1)

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário da Educação, Fernando Padula, anunciaram nesta sexta-feira (13) a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a TV Cultura que prevê a produção de 3.330 vídeos em Libras com atividades baseadas nos 555 objetivos de aprendizagem presentes no Currículo da Cidade voltado à Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. O evento contou com a participação de José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta.

O conteúdo das aulas é produzido pelos instrutores surdos contratados pela Divisão de Educação Especial (DIEE) da SME, e professores bilíngues e profissionais do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) que atuam nas unidades escolares da Rede.

Os cadernos em formato digital serão disponibilizados por uma plataforma para todos os estudantes surdos das EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos), Escolas Pólo Bilíngue de Educação de Surdos e Escolas Regulares. Atualmente a Rede Municipal de SP atende 1.245 alunos com deficiência auditiva e surdez.

Ao envolver a comunidade surda na construção desse conteúdo, a SME garante profundidade e a perspectiva surda para o ensino de Libras como primeira língua.

A equipe técnica da DIEE atua na coordenação das ações que envolvem organização, entrega e avaliação dos planos de aula produzidos pelos professores e instrutores de Libras, envio dos planos para TV Cultura para produção dos roteiros em vídeo, análise dos roteiros produzidos e aprovação para gravação das aulas e aprovação final dos vídeos.

Cada videoaula tem duração de até cinco minutos. A previsão é de que o montante total seja produzido até o mês de outubro, e os vídeos estejam disponíveis na plataforma até o final de 2022.

Caderno Digital do Currículo de Libras

A TV Cultura também irá produzir em parceria com a SME o Caderno Digital do Currículo de Libras. Cada uma das páginas do Currículo da Cidade será transformada em vídeo. A SME possui 27 Cadernos da Cidade, sendo 9 para Língua Portuguesa, 9 para Matemática e 9 para Ciências, destinados para os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Serão produzidos 5 mil vídeos, todos em Libras.

Recuperação de aprendizagens

Outro trabalho realizado com a TV Cultura é a produção de 540 vídeos destinados aos estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos sobre os componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais focados na recuperação de aprendizagens. São 45 vídeos para cada área do conhecimento por ano de escolarização.

Os vídeos terão duração de até 15 minutos e vão variar de acordo com o domínio da proficiência do estudante apontado pela Prova São Paulo. São eles: abaixo do básico, básico, adequado e avançado. O Núcleo de Avaliação faz os briefings dos vídeos, e o roteiro é produzido pela TV Cultura.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação