Notícias

SME e Museu da Língua Portuguesa lançam os primeiros Objetos Digitais de Aprendizagem sobre a variação e diversidade linguística

O projeto é fruto da parceria firmada em dezembro de 2021; Material está disponível gratuitamente.

Publicado em: 30/08/2022 17h44 | Atualizado em: 30/08/2022
Composição com quatro imagens

A Secretaria Municipal de Educação participou, neste sábado (27), do lançamento dos primeiros Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), em parceria com o Museu da Língua Portuguesa (MLP). O projeto aborda a diversidade e variação linguística da língua portuguesa, incluindo variações geográficas, etárias, de diferentes grupos sociais e outras.

A proposta dos vídeos é tratar sobre a diversidade na língua utilizada, especialmente, pelo povo brasileiro, trazendo perguntas e provocações que tratam da formação do português em nosso país.

Os ODAs foram elaborados em formato audiovisual pelos estudantes de nossas unidades, representadas no dia do evento, pela EMEF João Ribeiro de Barros e EMEF Altino Arantes, com a orientação/ mediação das Professoras de língua portuguesa Adriana Martins da Gama e Carolina Lobrigato que relataram suas experiências às autoridades e estudantes – os grandes protagonistas do projeto.

Os materiais estão disponíveis no site do Museu e na Plataforma do Currículo da Cidade e foram elaborados a partir do acervo do Museu da Língua Portuguesa.

A parceria

A SME e o Museu da Língua Portuguesa possuem um acordo de cooperação, firmado em dezembro de 2021, pelo período de três anos. A proposta é articular o MLP com a RME na elaboração de novos materiais, possibilitando, novas abordagens no ensino de língua portuguesa e ressaltando as diversas formas de comunicação – que para além da chamada norma padrão- adaptando-se conforme o contexto e as situações comunicativas vivenciadas pelos próprios estudantes, na escola ou em suas experiências externas.

Além dos ODAs desenvolvidos pelos estudantes, um Caderno de Apoio ao Professor está em fase final de revisão e, muito em breve estará disponível para o público; as informações contidas nele foram construídas em colaboração com professores e formadores de Língua portuguesa da Rede, trazendo sugestões de atividades, planos de aula, conteúdos relacionados à temática e potencializando o poder criativo dos (as) docentes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Montagem com três fotos. A da esquerda mostra uma mulher negra com a mãe no cabelo, que está preso. No meio vemos um homem negro com braços cruzados. Na esquerda há uma mulher negra de cabelo solto e mão no queixo.

Projeto Pérola Negra leva maquiagem, produção e fotos profissionais à comunidade escolar negra

Publicado em: 22/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultados definitivos de provas práticas e avaliação de títulos para concurso público

Publicado em: 21/09/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 21/09/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.383