Notícias

SME e Museu da Língua Portuguesa lançam os primeiros Objetos Digitais de Aprendizagem sobre a variação e diversidade linguística

O projeto é fruto da parceria firmada em dezembro de 2021; Material está disponível gratuitamente.

Publicado em: 30/08/2022 17h44 | Atualizado em: 30/08/2022
Composição com quatro imagens

A Secretaria Municipal de Educação participou, neste sábado (27), do lançamento dos primeiros Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), em parceria com o Museu da Língua Portuguesa (MLP). O projeto aborda a diversidade e variação linguística da língua portuguesa, incluindo variações geográficas, etárias, de diferentes grupos sociais e outras.

A proposta dos vídeos é tratar sobre a diversidade na língua utilizada, especialmente, pelo povo brasileiro, trazendo perguntas e provocações que tratam da formação do português em nosso país.

Os ODAs foram elaborados em formato audiovisual pelos estudantes de nossas unidades, representadas no dia do evento, pela EMEF João Ribeiro de Barros e EMEF Altino Arantes, com a orientação/ mediação das Professoras de língua portuguesa Adriana Martins da Gama e Carolina Lobrigato que relataram suas experiências às autoridades e estudantes – os grandes protagonistas do projeto.

Os materiais estão disponíveis no site do Museu e na Plataforma do Currículo da Cidade e foram elaborados a partir do acervo do Museu da Língua Portuguesa.

A parceria

A SME e o Museu da Língua Portuguesa possuem um acordo de cooperação, firmado em dezembro de 2021, pelo período de três anos. A proposta é articular o MLP com a RME na elaboração de novos materiais, possibilitando, novas abordagens no ensino de língua portuguesa e ressaltando as diversas formas de comunicação – que para além da chamada norma padrão- adaptando-se conforme o contexto e as situações comunicativas vivenciadas pelos próprios estudantes, na escola ou em suas experiências externas.

Além dos ODAs desenvolvidos pelos estudantes, um Caderno de Apoio ao Professor está em fase final de revisão e, muito em breve estará disponível para o público; as informações contidas nele foram construídas em colaboração com professores e formadores de Língua portuguesa da Rede, trazendo sugestões de atividades, planos de aula, conteúdos relacionados à temática e potencializando o poder criativo dos (as) docentes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301