Notícias

SME e Instituto Liberta realizam ações de conscientização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Parceria que acontece desde 2019, foi renovada neste mês, e prevê formação de professores e distribuição de materiais

Publicado em: 19/07/2021 15h40 | Atualizado em: 19/07/2021
Imagem com fundo em tons verde claro e as logomarcas Cidade de São Paulo e Liberta - Juntos no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desde 2019, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Liberta mantêm acordo de cooperação para compartilhar conhecimentos e planejar ações de conscientização sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A parceria, renovada neste mês, tem como objetivo conscientizar os profissionais da Educação sobre a gravidade do problema, desnaturalizando essa prática em parte incorporada e aceita socialmente.

Para isso, há de sensibilizar o maior número de profissionais da Educação a respeito desse problema por meio de formações e a distribuição de materiais de campanhas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes para as escolas da Rede Municipal de Ensino.

No mês de maio, foi realizada uma roda de conversa virtual com a participação das equipes das treze Diretorias Regionais de Educação com responsáveis das equipes da Comissão da Mediação de Conflitos, do Programa de Saúde na Escola, do NAAPA e Supervisores Escolares. No total, quase cem pessoas participaram do encontro pela plataforma Teams.

Além disso, a parceria visa fortalecer as Comissões de Mediação de Conflitos, preparar pessoas capazes de disseminar conteúdos e dados sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, estimular a sociedade a enxergar a vítima e denunciar os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A continuidade da parceria com o referido Instituto potencializa as ações do Currículo da Cidade, que são diretrizes da Rede Municipal de Ensino, de modo a promover formação para os educadores, impulsionando, assim, o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as suas dimensões física, mental, intelectual, social e cultural. Podendo, desta forma, prevenir situações de violência sexual, bem como mostrar caminhos que visam a articulação entre os diversos serviços da Rede de Proteção Social”, comenta Taize Grotto de Oliveira, da Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Coordenadoria dos CEUs.

Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, elaborou o livro “Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes” que define alguns tipos de violência e os sinais que essas violências imprimem em bebês, crianças e adolescentes. Para além de identificar os sinais e orientar para a prevenção e combate à violência, o livro informa o educador sobre os procedimentos e encaminhamentos a serem adotados no ambiente escolar a fim de proteger a vítima.

Acesse a publicação “Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes”.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440