Notícias

SME e Detran-SP promovem Semana Nacional do Trânsito em CEUs da capital

Objetivo é colaborar com a formação da consciência cidadã das crianças; estudantes vão receber CNH e talão de multa mirins para multiplicar conhecimentos em casa

Publicado em: 20/09/2021 14h27 | Atualizado em: 23/09/2021
Imagem de uma apresentação de teatro de fantoches, crianças estão sentadas de costas para quem vê a fotografia e de frente para o palco da apresentação que está no quadrante direito superior a fotografia. As crianças usam máscara de proteção individual e estão mantendo distanciamento social.

A Secretaria Municipal de Educação promove entre esta segunda-feira (20) até sexta-feira (24) de setembro a Semana Nacional do Trânsito, desenvolvida em parceria com o Detran-SP e a Polícia Militar de São Paulo. As ações serão realizadas por meio do programa “Clube do Bem-te-vi” em cinco CEUs da capital: Sapopemba, Caminho do Mar, Jaçanã, Campo Limpo e Aricanduva (veja programação abaixo). A expectativa é envolver cerca de 2.200 alunos e mais de 100 professores.

Neste ano, o programa terá como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.” Ele prevê compartilhar com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de São Paulo princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar capacete, cinto de segurança, assento de elevação, entre outros.

Também visa reforçar os cuidados em que os motoristas devem ter com os pedestres, ciclistas ou passageiros, permitindo que as crianças compartilhem conhecimento em casa e construam uma consciência cidadã.

Espaço para dúvidas e curiosidades

As ações de educação para o trânsito vão ocorrer por meio de atividades lúdicas com duração de 50 minutos realizadas nos CEUs. Nas apresentações, os policiais militares vão compartilhar conhecimentos técnicos e suas experiências profissionais, bem como abrir espaço para as crianças apresentarem suas dúvidas e curiosidades.

Antes do dia das ações, os professores já vão introduzir a temática pedindo que as crianças do 1º ao 3º anos produzam desenhos sobre o tema do programa. Cada professor deverá selecionar um desenho por turma para receber uma premiação no dia do evento.

Entre os alunos do 4º e 5º anos, os professores vão trabalhar a produção de frases a partir do questionamento “o que é o trânsito para você?” Os autores das melhores frases também serão premiados.

Após as palestras, os estudantes vão receber material educativo sobre o trânsito, além de uma carteira de habilitação mirim e um talão de multas mirim para que conscientizem as pessoas de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos em casa.

Cronograma Clube do Bem-te-vi

20 de setembro – CEU Sapopemba
21 de setembro – CEU Caminho do Mar
22 de setembro – CEU Jaçanã
23 de setembro – CEU Campo Limpo
24 de setembro – CEU Aricanduva

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.200