Notícias

SME e Agência Nacional de Águas assinam termo de cooperação técnica

Iniciativa prevê parcerias de formação em Educação Ambiental

Publicado em: 08/12/2015 19h31 | Atualizado em: 04/05/2021

sem_cooperacao_tecnica.jpg

Ocorreu na manhã da segunda, 7 de dezembro, no auditório da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Vergueiro, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica de Educação Ambiental da Agência Nacional de Águas (ANA) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo. O acordo prevê parcerias em iniciativas de formação para o ano de 2016.

Com a formalização da parceria, cerca de 1.700 professores da RME participarão do projeto “Água em Curso – Multiplicadores” e 50 mil educandos se envolverão no projeto “Água em Jogo”, ambos desenvolvidos em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu.

Na ocasião da assinatura do termo, além da Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, e do Diretor da ANA, Vicente Andreu Gillo, a Diretora da Divisão de Orientação Técnica (DOT) Ensino Fundamental e Médio da SME, Profa. Fátima Antônio, o Diretor da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, Cláudio Issamy Osako, representando o Diretor Presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e o pro-reitor da Uninove, Claudio Ramacciotti, estiveram presentes e proferiram palavras sobre a importante parceria firmada.

Após a assinatura, houve uma aula magna sobre Gestão Hídrica feita por Alexandra da Silva, Gestora do convenio entre a Fundação Parque Tecnológico de Itaipú e pela Coordenadora de Capacitação da Agência Nacional de Águas, Taciana Neto Leme. A mesa foi mediada pela Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da SME, Andreia Medolago de Medeiros.

“É mais uma atividade curricular que vem ao encontro de todas as outras que nós estamos desenvolvendo dentro de um programa de reorganização curricular na cidade de São Paulo. Nós estamos estudando e construindo junto com muitos professores da rede um novo currículo, numa perspectiva sociocultural, histórica e crítica e, portanto, celebramos a parceria que vai contribuir também com esta construção curricular”, disse Fátima Antônio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666