Notícias

SME disponibiliza material do projeto “Respeitar é Preciso”

Produções servem de subsídio para o trabalho com Educação em Direitos Humanos nas unidades da Rede Municipal

Publicado em: 08/08/2017 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020
respeitar_e_preciso_740_x_430.jpg

Com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura de Educação em Direitos Humanos em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo (SME) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e um convênio com o Instituto Vladimir Herzog para a realização do Projeto “Respeitar é Preciso”.

A segunda edição do material do Projeto Respeitar é Preciso é fruto da realização do projeto nas unidades da SME durante o ano de 2015 e contribuições dos diversos núcleos da Coordenadoria Pedagógica da SME e das diferentes coordenações da SMDHC.

A publicação é composta por cinco cadernos que se complementam. O caderno “Respeito na Escola: Orientações Gerais” é composto de três partes. Demominada “Sobre o Projeto Respeitar é Preciso!”, a primeira parte contém uma apresentação detalhada do Projeto, seus objetivos, como organizar e encaminhar as ações em cada escola; a segunda parte “Uma escola respeitosa para todos”, propõe que os adultos educadores realizem uma sequência de atividades pensada para sensibilizar e para promover a reflexão sobre DH e EDH e, por fim, na terceira parte, “EDH para todas as idades”, há textos e atividades para dar suporte ao trabalho de EDH com os alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Nos demais cadernos serão abordados quatro temas importantes, Respeito e Humilhação, Diversidade e Discriminação, Democracia na Escola e Sujeitos de Direito, além de orientações de atividades para subsidiar a Educação em Direitos Humanos (EDH) nas escolas.

Portal Respeitar é Preciso – Clique aqui para acessar a área direcionada aos Educadores da Rede Municipal de Ensino.

Acesse e faça download do material nos links abaixo:

Cadernos: 

Orientações Gerais

Respeito e Humilhação

Diversidade e Discriminação

Democracia na Escola

Sujeitos de Direitos


Capas:

Orientações Gerais

Demais Capas

Capa Box

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Seminário Mudanças Climáticas E Políticas Urbanas
Fotografia mostra um auditório repleto de pessoas assistindo a palestra de uma mulher que está no palco. Ação faz parte da reunião pedagógica integrada no CEU São Rafael, DRE São Mateus.

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada

Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de crianças observando insetos

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta

Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas com aventais na frente de uma mesa com pães

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas

Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Concurso Rainha Da Melhor Idade

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade

Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.509