SME cria clube de leitura do professor com obras de Conceição Evaristo, Clarice Lispector e Itamar Vieira Junior

Foram comprados mais de 446 mil livros para esta ação que estão sendo distribuídos nas escolas; autores vão participar de live com educadores

Publicado em: 05/04/2022 17h02 | Atualizado em: 04/05/2022
composição com as 12 capas dos livros do clube de leitura dos profs

Em comemoração aos 50 anos do Programa Sala e Espaço de Leitura (SAEL), do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança o “Clube de leitura: Leia, professora! Leia, professor!”. Trata-se de um clube de leitura para educadores da Rede Municipal de São Paulo.

A SME comprou mais de 446 mil livros para esta ação. Todas as Unidades Educacionais da Rede Municipal, diretas e parceiras, receberão doze títulos diferentes com dez exemplares de cada para compor seu acervo. Os livros estão com a logomarca da “SAEL 50 anos” impresso na capa. Entre as obras, há títulos de autores como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior e Aline Bei.

A ação destinada aos docentes e gestores vai promover a leitura literária por meio de atividade social de leitura, com vistas ao engajamento de docentes/gestores e desenvolvimento do comportamento leitor. Os títulos para este ‘Clube de Leitura’ foram escolhidos pela equipe da SAEL e são de autores brasileiros, contemporâneos, além de clássicos. Todos os livros deste Projeto já foram entregues em todas as Unidades.

A proposta é que os educadores sigam o cronograma de leitura, organizando, da maneira mais apropriada, o empréstimo aos profissionais, encontros de conversas sobre o livro do bimestre e a participação opcional em encontros virtuais com os próprios autores. A ideia é de que sejam lidos quatro livros anualmente.

Leituras e lives do 1º semestre de 2022

Alguns autores participarão de lives no Canal do YouTube do Núcleo Técnico de Currículo para conversar sobre seus livros, os educadores poderão participar ao vivo enviando comentários e perguntas. As transmissões ficarão gravadas para as escolas acessarem em outros momentos. A live de estreia será com a autora Conceição Evaristo, e ocorrerá dia 5 de maio, às 14 horas. Ela irá dialogar sobre sua obra literária “Ponciá Vicêncio”.

A segunda live será com Itamar Vieira Junior sobre sua obra “Doramar ou a odisseia: Histórias”. O encontro virtual com Itamar acontecerá no dia 02 de junho, às 19h, também no Canal do  YouTube NTC/COPED.

Cronograma de Leitura

As sugestões de leitura  para 2022, são os títulos “Ponciá Vicêncio”, de Conceição Evaristo, “Doramar ou Odisseia, de Itamar Vieira Junior, “Maria Altamira”, de Maria José Silveira” e “É sempre a hora da nossa morte amém”, de Mariana Salomão Carrara. Em 2023, “A alma perdida”,  de Olga Tokarczuk; “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe, “Pequena coreografia do adeus”, de Aline Bei e “Alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane. Por fim, para 2024, as indicações são “A palavra que resta”, de Stênio Gardel, “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, “Um sopro de vida – Pulsações”, de Clarice Lispector,e “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação