Notícias

SME comemora 15 anos de transição das creches para Centros de Educação Infantil

Evento traçou o histórico das unidades na Cidade de São Paulo por meio de registros documentais e fotográficos.

Publicado em: 16/11/2017 14h43 | Atualizado em: 04/05/2021

comemoracao Secreta.jpg

Na segunda, 16 de outubro, representantes de Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram de ação realizada no Salão Social do Clube Espéria com o objetivo de comemorar os 15 anos da transição das creches da Secretaria de Assistência Social (SAS) para Centros de Educação Infantil (CEIs) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Foram convidados para a comemoração representantes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), CEIs – diretos, indiretos e parceiros. O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Barbosa Oliva, e a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Maria Mattioli, presenciaram o evento.

“Este é o momento de reconhecer essa história, uma bela trajetória construída em muitas gestões e por muitas pessoas. Uma história que é viva e que a cada dia se qualifica ainda mais na RME”, comemorou o Secretário Alexandre Schneider.

“Hoje é uma ocasião de festa, comemoração e aprendizado como, na verdade, são os momentos passados com crianças em nossas unidades. Elas brincam, descobrem e aprendem tudo ao mesmo tempo, e conosco também é assim. Dessa forma, essa comemoração dos 15 anos dos Centros de Educação Infantil marca, principalmente, o direito da criança à educação. Estudos comprovam que as experiências vivenciadas pelas crianças nos anos iniciais da infância são essenciais e decisivos para todo o seu desenvolvimento”, disse a Coordenadora da COPED, Leila Barbosa Oliva.

comemoracao III.jpg

Para traçar o panorama histórico do trabalho das creches, administradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social até 2001, momento em que ocorreu a transição das creches para Centros de Educação Infantil como equipamentos pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, esteve a Professora Doutora Claudia Panizzolo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua fala, a professora mostrou registros documentais e fotográficos que evidenciaram como era a rotina das creches nas décadas de 70, 80 e 90, além de apontar os avanços conquistados com a mudança na gestão. Cristiano Rogério Alcântara, da Divisão de Educação Infantil, fez a mediação.

comemoracao iara.jpg

“Agradeço a todas as pessoas que nos ajudam a construir uma escola pública de qualidade, que busca na sua configuração encontrar uma forma mais efetiva de reduzir os efeitos perversos das nossas desigualdades sociais e econômicas. Esperamos que todas as unidades educativas da RME, as diretas, indiretas e as parceiras sintam-se contempladas com esta ação”, declarou a Diretora da Divisão de Educação Infantil, Yara Mattioli.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427