Notícias

SME celebra 30 anos de criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento

Evento ocorre nesta sexta-feira (24) na unidade que vai receber o nome do professor Vandyr da Silva, que teve importante contribuição à educação 

Publicado em: 23/03/2023 11h02 | Atualizado em: 10/04/2023
Homem de camiseta vermelha e avental preto usando luvas culinárias e segurando uma forma untada com três pães trançados.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo celebra, nesta sexta-feira (24), 30 anos da criação do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento que oferece a jovens e adultos cursos livres gratuitos de formação inicial profissional de curta duração. São cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista com Reparador de Eletrodomésticos, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Recursos Humanos, Confeiteiro, Corte e Costura, Informática, Padeiro e Auxiliar de Logística, a partir de maio. 

O evento contará com apresentações culturais e a presença de convidados e autoridades. A celebração acontecerá na unidade I, de São Miguel, localizada na Rua Daniel Bernardo, nº 95, São Miguel Paulista. 

Esta unidade foi a primeira a ser criada em 1993 e comemora seu aniversário de três décadas de existência. Além disso, receberá o nome do patrono Professor Vandyr da Silva, homenageado devido suas relevantes contribuições com a educação paulistana. 

Ao longo desses anos, mais de 45 mil estudantes já fizeram os cursos livres profissionalizantes e inúmeras pessoas tiveram suas vidas transformadas pelas atividades oferecidas no CMCT I. 

Existem duas unidades do projeto que fazem parte da DRE São Miguel, na zona leste da capital. A unidade I que passa a se chamar Centro Municipal de Capacitação e Treinamento Professor Vandyr da Silva e a unidade II, o CMCT Professor Lenine Soares de Jesus, no Itaim Paulista.

Revista Magistério Especial 

A SME está preparando uma edição especial da Revista Magistério sobre os 30 anos do CMCT que conta sobre essa trajetória e a experiência de qualificação profissional nas unidades, o trabalho pedagógico realizado, questões que envolvem cultura, cidadania, diversidade, igualdade, inclusão, e muito mais. Acompanhe as nossas notícias para ficar por dentro do lançamento da publicação. 

Conheça o patrono

Professor Vandyr da Silva, nasceu dia 23 de dezembro de 1935, em Passa Quatro, Minas Gerais. Descendente de uma família de músicos, seguiu esse caminho e chegou a estudar com o Mestre Heitor Villas Lobos. Se formou em Canto Orfeônico e trouxe inúmeras contribuições nessa área para a educação pública paulistana. Professor emérito da cidade, viveu mais de 60 anos em São Miguel Paulista, formou e incentivou centenas de estudantes no campo da Arte.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.451