Notícias

SME assina acordo com Corpo de Bombeiros que garante ações educativas e capacitações

Parceria vai viabilizar treinamentos e cursos de primeiros socorros aos profissionais da Rede Municipal

Publicado em: 28/12/2023 17h10 | Atualizado em: 28/12/2023
Fotografia mostra o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, sentado à mesa com quatro bombeiros uniformizados. Ele está assinando um documento.

O secretário de Educação, Fernando Padula, assinou nesta quinta-feira (28) um acordo inédito de cooperação com o Corpo de Bombeiros da PMESP que vai garantir iniciativas que serão realizadas com o intuito de preservar a integridade física dos estudantes e professores da Rede Municipal, bem como do patrimônio municipal, por meio de capacitação e treinamento.

A parceria, ainda, permitirá a implementação de ações educativas que envolvem a capacitação e treinamento de servidores da Secretaria Municipal de Educação para o atendimento emergencial nas escolas públicas, visando prestar os primeiros socorros, em atendimento à Lei Lucas, uma legislação federal (número 13.722), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e demais funcionários que trabalham em escolas. As atividades terão início no ano letivo de 2024.

O Corpo de Bombeiros desenvolverá também na Rede Municipal o “Programa Bombeiro na Escola”, que vai ensinar aos estudantes a identificar e evitar as situações de risco, agir em situação de emergências e aplicar os primeiros socorros.

Por meio do programa, os estudantes podem tanto ir à sede do Corpo de Bombeiros quanto receber a visita desses profissionais no âmbito escolar. O cronograma de visitas será definido a partir de janeiro de 2024 dentro do cronograma de trabalho das unidades escolares.

O treinamento está disponível a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação. O curso possui duração de 8 horas, sendo 4 delas teóricas na modalidade online e 4 horas práticas que abordam técnicas de salvamento e são ministradas presencialmente.

O acordo de cooperação também garante a criação de brigadas de incêndio nas escolas municipais e atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura. Além disso, permite apoio técnico às obras e reformas das escolas municipais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427