Notícias

SME assina acordo com Corpo de Bombeiros que garante ações educativas e capacitações

Parceria vai viabilizar treinamentos e cursos de primeiros socorros aos profissionais da Rede Municipal

Publicado em: 28/12/2023 17h10 | Atualizado em: 28/12/2023
Fotografia mostra o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, sentado à mesa com quatro bombeiros uniformizados. Ele está assinando um documento.

O secretário de Educação, Fernando Padula, assinou nesta quinta-feira (28) um acordo inédito de cooperação com o Corpo de Bombeiros da PMESP que vai garantir iniciativas que serão realizadas com o intuito de preservar a integridade física dos estudantes e professores da Rede Municipal, bem como do patrimônio municipal, por meio de capacitação e treinamento.

A parceria, ainda, permitirá a implementação de ações educativas que envolvem a capacitação e treinamento de servidores da Secretaria Municipal de Educação para o atendimento emergencial nas escolas públicas, visando prestar os primeiros socorros, em atendimento à Lei Lucas, uma legislação federal (número 13.722), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e demais funcionários que trabalham em escolas. As atividades terão início no ano letivo de 2024.

O Corpo de Bombeiros desenvolverá também na Rede Municipal o “Programa Bombeiro na Escola”, que vai ensinar aos estudantes a identificar e evitar as situações de risco, agir em situação de emergências e aplicar os primeiros socorros.

Por meio do programa, os estudantes podem tanto ir à sede do Corpo de Bombeiros quanto receber a visita desses profissionais no âmbito escolar. O cronograma de visitas será definido a partir de janeiro de 2024 dentro do cronograma de trabalho das unidades escolares.

O treinamento está disponível a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação. O curso possui duração de 8 horas, sendo 4 delas teóricas na modalidade online e 4 horas práticas que abordam técnicas de salvamento e são ministradas presencialmente.

O acordo de cooperação também garante a criação de brigadas de incêndio nas escolas municipais e atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é uma licença emitida pelo Corpo de Bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura. Além disso, permite apoio técnico às obras e reformas das escolas municipais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados observando professor durante visita ao Museu Afro
Sessão Spcine Ceu Paraisópolis

CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2

Publicado em: 16/05/2025 3h26 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.517