Notícias
SME apresenta curta-metragem sobre gestão documental
Vídeo apresenta experiências de Projeto Piloto da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 30/01/2026 10h00 | Atualizado em: 25/03/2026
A Gestão Documental e o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de São Paulo (SME) divulgaram um curta-metragem sobre o Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos, com o objetivo de estabelecer metodologias para a avaliação e eliminação de documentos da Rede Municipal de Ensino (RME).
A iniciativa tem o foco de orientar as Unidades Educacionais quanto à destinação adequada de seus acervos documentais, em conformidade com a legislação vigente e com a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da Educação, assegurando que os documentos que já cumpriram seus prazos de guarda sejam eliminados e que aqueles de valor permanente sejam devidamente preservados.
Para compartilhar as experiências ao longo do projeto, o Centro de Multimeios (CM) produziu o curta-metragem que apresenta o desenvolvimento do projeto em sete Unidades Educacionais participantes, destacando os desafios, aprendizados e resultados alcançados durante o processo.
O curta-metragem também aborda a aplicação prática da Tabela de Temporalidade como principal ferramenta para a gestão documental, contribuindo nos processos administrativos e fortalecendo as práticas de organização e preservação da memória institucional da Rede Municipal.
Dando continuidade à iniciativa, a SME realizará, no ano de 2026, a 2ª fase do Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos, com a ampliação do número de Unidades Educacionais participantes. As Unidades interessadas poderão se candidatar para integrar o projeto, contribuindo para a consolidação da gestão documental como política pública na Rede Municipal de Ensino. Mais informações entrar em contato pelo e-mail smearquivo@sme.prefeitura.sp.gov.br.
Assista ao curta-metragem sobre o Projeto Piloto de Avaliação e Eliminação de Documentos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Festival Encontro com o Porvir convida educadores para um dia de valorização e cuidado para quem ensina
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal
Educação em Direitos Humanos
Programa Portas Abertas está com inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim
Relacionadas
Festival Encontro com o Porvir convida educadores para um dia de valorização e cuidado para quem ensina
Publicado em: 25/03/2026 5h02 - em Secretaria Municipal de Educação
SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas
Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental
Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal
Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Programa Portas Abertas está com inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes
Publicado em: 24/03/2026 1h05 - em Educação em Direitos Humanos