Notícias

SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental

Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal

Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Fotografia tira de perfil de um menino que está segurando um tablet. Ele usa camiseta cinza e máscara. O tablet é preto e na tela há a logotipo da Secretaria Municipal de Educação.

Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).

Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.

Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.

A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.

A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299