Notícias

SME abre inscrições para adesão ao Programa São Paulo Integral 2022

Unidades Educacionais têm até dia 10 de setembro para formalizar interesse

Publicado em: 03/09/2021 18h45 | Atualizado em: 03/09/2021
Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abriu o período de inscrições para adesão ao “Programa São Paulo Integral – SPI”. As Unidades Educacionais têm até 10 de setembro, às 9h, para fazer a adesão ou manifestar desejo de continuidade no programa. É necessário formalizar interesse preenchendo os formulários que deverão ser encaminhados às Diretorias Regionais de Educação (DREs), por meio do Sistema SEI.

O SPI atende, hoje, cerca de 30 mil estudantes em 196 Unidades Educacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e, neste ano, o Ensino Médio. Mais detalhes sobre os procedimentos de adesão ou continuidade podem ser encontrados no Comunicado de Adesão/Participação SME nº 1.040 de 26/08/2021.

No dia 26 de agosto de 2021, foi publicada a Instrução Normativa SME nº 34 que reorganiza o Programa São Paulo Integral na cidade de São Paulo para o ano de 2022. Clique aqui para ler a Instrução Normativa SME nº 34 de 26/08/21.

O programa tem como objetivo principal a promoção de experiências pedagógicas visando à consecução da educação integral por meio da expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola de forma qualificada; a ressignificação dos espaços e do currículo, garantindo o direito de acesso aos territórios educativos na escola e para além dela, numa perspectiva de formação e desenvolvimento integral, contemplando as aprendizagens multidimensionais e a integralidade dos sujeitos.

Dessa forma, para as unidades do Ensino Fundamental e Médio, que fazem parte do SPI, além de ofertar as aulas da base comum (português, matemática, geografia e inglês, por exemplo), também são possibilitadas múltiplas aprendizagens, visando à Educação Integral, por meio da dança, clubes de leitura, horticultura, robótica e muito mais. As possibilidades são infinitas e estão sempre alinhadas ao Currículo da Cidade e às demandas dos territórios.

Conheça mais sobre o Programa São Paulo Integral em “Educação Integral: Política São Paulo Educadora”.

Novidade para 2022

Para o próximo ano, o São Paulo Integral terá como novidade a participação dos estudantes do Ensino Médio que também serão contemplados pelo programa. A ação não só amplia a abrangência da Educação Integral na cidade, como também demonstra que os jovens merecem a oportunidade de se desenvolver integralmente dentro dos mais diversos itinerários formativos presentes nessa etapa da Educação Básica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.212