Notícias

SME abre inscrições do curso de Desenho Universal para a Aprendizagem que colabora com práticas pedagógicas inclusivas

A formação visa diversificar o processo ensino-aprendizagem na sala de aula, possibilitando que nenhum estudante fique para trás

Publicado em: 10/06/2021 13h29 | Atualizado em: 10/06/2021
Imagem mostra a silhueta de uma cabeça e o cérebro, ambos em tons de azul, ao redor vários símbolos coloridos que se conectam ao cérebro.

A partir desta sexta-feira (11) até o dia o 27 de outubro será realizado pela Divisão de Educação Especial (DIEE) e pelos treze Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) o curso “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Construindo Práticas Pedagógicas Inclusivas”.

Trata-se de uma ação formativa que contemplará professores de todas as etapas e modalidades de Educação Básica, Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs ), Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Direção, Diretores de Escola e Supervisores Escolares, para que seja efetivamente implantada na Rede Municipal de Ensino (RME), propostas pedagógicas inclusivas a partir do constructo teórico do DUA.

O Currículo da Cidade reforça as mudanças de paradigmas que a sociedade contemporânea vive, na qual um currículo não deve ser concebido de maneira que o estudante se adapte ao que a escola oferece, mas como um campo aberto à diversidade, não no sentido de aprender apenas conteúdos diferentes, mas sim de aprender conteúdos de diferentes maneiras.

Com base nos pressupostos e indicações legais para promover a inclusão escolar, este curso objetiva apresentar a abordagem didática do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como possibilidade da organização da prática pedagógica. Os cursistas devem ser capazes de aplicar estratégias inclusivas de acordo com as diretrizes de aprendizagem do design universal, a fim de abordar a diversidade presente nas salas de aula para estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto do ensino regular. Além de demonstrar que o DUA destina-se para todos os estudantes, com ou sem deficiência, sem exceção.

O curso foi construído e desenvolvido pelos formadores da COPED/DIEE, que formaram entre maio e junho, as equipes dos CEFAIS que multiplicarão o curso de DUA nos seus territórios ao longo do ano. Foram disponibilizadas 2.080 vagas.

O movimento do Desenho Universal na arquitetura, influenciou professores provocados pelo desafio de lecionar para turmas cada vez mais heterogêneas e num ambiente pautado por altas expectativas de aprendizagem. Como garantir acesso aos conteúdos curriculares para estudantes que se diferenciavam em termos de habilidades motoras, intelectuais e sensoriais? Surgia, então, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), creditado a um grupo de professores da Universidade de Harvard, liderado por David Rose.

Resumindo, o DUA se trata de um modelo prático que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo, somado ao uso de mídias digitais. Seus autores apoiaram-se em extensivas pesquisas sobre o cérebro humano para estruturar o modelo.

Ele é um aliado potencial em um trabalho de colaboração em favor da educação na perspectiva inclusiva, pois converge em um objetivo comum: a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a aprendizagem de todos os estudantes.

O DUA corrobora com uma educação mais plural, mais atraente e torna factível nosso compromisso de não deixar ninguém para trás.

Clique aqui e confira as especificações completas do curso “Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Construindo Práticas Pedagógicas Inclusivas”.

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210