Notícias

Skate e Literatura se unem para lançamento do livro “Pinhão, o Soldadinho Topetudo”

O evento acontece na próxima terça-feira (10), a partir das 18h30, na Biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos.

Publicado em: 09/09/2019 14h16 | Atualizado em: 30/11/2020

livropinhao_740x430.jpg

A turma do Projeto Demorô Skate é Vida, se reúne nesta terça-feira (10), às 18h30, na Biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, para celebrar a união do esporte com literatura para a promoção da cidadania e desenvolvimento social, através da prática de skate e do incentivo a leitura.

Cerca de 50 crianças e adolescentes que participam do projeto estarão juntos com seus instrutores recebendo a doação de exemplares do livro “Pinhão, o Soldadinho Topetudo” das mãos do escritor infanto-juvenil Frederico Manica, que também é instrutor de skate em Florianópolis (SC), e que visita o Projeto para lançar sua mais recente obra. A programação contará com sessão de autógrafos, bate-papo sobre skate e literatura e apresentação de manobras na pista local.

A iniciativa é do Projeto Demorô Skate é vida, Escolinha ABC do Skate de Florianópolis e o projeto Lê Brasil, que não visam lucro e que contam com ajuda também da iniciativa privada para beneficiar ações que associem esporte e formação de leitores através de doações e trabalho com livros.

Sobre o livro:
” Pinhão, o Soldadinho Topetudo” conta a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza. Um livro que narra uma trajetória de superação e apresenta um caminho de possibilidades para àqueles que não desistem jamais, dos sonhos e ideais. A mais recente obra infanto-juvenil de Frederico Manica, autor também do livro “TATAN, vida de skatista.” e outros.

Sobre o autor e suas obras: 
Frederico Manica, 45 anos, reside em Florianópolis, além de instrutor de skate é autor da coleção de histórias infanto juvenis “As aventuras radicais da turma da Florinda e da Florisbela”. Temas e inquietações que permeiam o cotidiano da infância e da juventude e o incentivo a prática de atividades esportivas estão na essência de suas obras. Este ideal de incentivo à leitura, a educação e o esporte são para ele fundamentais na formação de cidadãos comprometidos com o futuro do país e com o outro.

Sobre o Projeto Demorô Skate é Vida:  
O Projeto Demorô Skate é Vida acontece há mais de um ano junto à Comunidade de Nova Heliópolis. “Helipa” como é chamada, carinhosamente, por seus idealizadores e pelas 47 crianças e jovens de 10, 16 e 18 anos que reúne. Toda a semana, eles se encontram com os instrutores treinando sobre as rodinhas que dão asas ao sonho de ser skatista, de fazer amigos, de se divertirem e de serem melhores nos estudos.

O projeto criado por quatro amigos skatistas da comunidade, Eric Ferreira dos Santos, Celinho Mendes, Maercio Martins Moraes e Daniel Betim, surgiu de seus olhares solidários para este público em vulnerabilidade social. Desafio que encontrou além do esporte, na educação e nos livros aliados capazes de transformar a realidade e oferecer uma socialização plena. Dar atenção a estes jovens tornou-se foco para este grupo que não precisou mais que um pouco de capital humano e da solidariedade de atletas amigos com doações de equipamentos e de bolsas concedidas por pistas particulares. Em contrapartida, os jovens devem participar ativamente do projeto, frequentar a escola e estar com o estudos em dia e, não reprovarem. Não por acaso, que no skate, reunir esforços e ajudar o outro é como cuidar do bem-estar de toda uma família. O Projeto Demorô Skate é Vida, vive assim.

Sobre o Lê Brasil e a Escolinha ABC do Skate: 

Dois projetos que se unem em prol da literatura e esporte, através de parcerias. Escritor e instrutores de skate fazem visitas e bate-papos, oficinas, auxiliando na realização de diversas atividades. O Lê Brasil conta também com a iniciativa privada e visa a doação de livros para uso em ações sem fins lucrativos que contribuam para o desenvolvimento social e para a difusão do conhecimento através do livro e do skate.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210