Notícias

Skate e Literatura se unem para lançamento do livro “Pinhão, o Soldadinho Topetudo”

O evento acontece na próxima terça-feira (10), a partir das 18h30, na Biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos.

Publicado em: 09/09/2019 14h16 | Atualizado em: 30/11/2020

livropinhao_740x430.jpg

A turma do Projeto Demorô Skate é Vida, se reúne nesta terça-feira (10), às 18h30, na Biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Meninos, para celebrar a união do esporte com literatura para a promoção da cidadania e desenvolvimento social, através da prática de skate e do incentivo a leitura.

Cerca de 50 crianças e adolescentes que participam do projeto estarão juntos com seus instrutores recebendo a doação de exemplares do livro “Pinhão, o Soldadinho Topetudo” das mãos do escritor infanto-juvenil Frederico Manica, que também é instrutor de skate em Florianópolis (SC), e que visita o Projeto para lançar sua mais recente obra. A programação contará com sessão de autógrafos, bate-papo sobre skate e literatura e apresentação de manobras na pista local.

A iniciativa é do Projeto Demorô Skate é vida, Escolinha ABC do Skate de Florianópolis e o projeto Lê Brasil, que não visam lucro e que contam com ajuda também da iniciativa privada para beneficiar ações que associem esporte e formação de leitores através de doações e trabalho com livros.

Sobre o livro:
” Pinhão, o Soldadinho Topetudo” conta a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza. Um livro que narra uma trajetória de superação e apresenta um caminho de possibilidades para àqueles que não desistem jamais, dos sonhos e ideais. A mais recente obra infanto-juvenil de Frederico Manica, autor também do livro “TATAN, vida de skatista.” e outros.

Sobre o autor e suas obras: 
Frederico Manica, 45 anos, reside em Florianópolis, além de instrutor de skate é autor da coleção de histórias infanto juvenis “As aventuras radicais da turma da Florinda e da Florisbela”. Temas e inquietações que permeiam o cotidiano da infância e da juventude e o incentivo a prática de atividades esportivas estão na essência de suas obras. Este ideal de incentivo à leitura, a educação e o esporte são para ele fundamentais na formação de cidadãos comprometidos com o futuro do país e com o outro.

Sobre o Projeto Demorô Skate é Vida:  
O Projeto Demorô Skate é Vida acontece há mais de um ano junto à Comunidade de Nova Heliópolis. “Helipa” como é chamada, carinhosamente, por seus idealizadores e pelas 47 crianças e jovens de 10, 16 e 18 anos que reúne. Toda a semana, eles se encontram com os instrutores treinando sobre as rodinhas que dão asas ao sonho de ser skatista, de fazer amigos, de se divertirem e de serem melhores nos estudos.

O projeto criado por quatro amigos skatistas da comunidade, Eric Ferreira dos Santos, Celinho Mendes, Maercio Martins Moraes e Daniel Betim, surgiu de seus olhares solidários para este público em vulnerabilidade social. Desafio que encontrou além do esporte, na educação e nos livros aliados capazes de transformar a realidade e oferecer uma socialização plena. Dar atenção a estes jovens tornou-se foco para este grupo que não precisou mais que um pouco de capital humano e da solidariedade de atletas amigos com doações de equipamentos e de bolsas concedidas por pistas particulares. Em contrapartida, os jovens devem participar ativamente do projeto, frequentar a escola e estar com o estudos em dia e, não reprovarem. Não por acaso, que no skate, reunir esforços e ajudar o outro é como cuidar do bem-estar de toda uma família. O Projeto Demorô Skate é Vida, vive assim.

Sobre o Lê Brasil e a Escolinha ABC do Skate: 

Dois projetos que se unem em prol da literatura e esporte, através de parcerias. Escritor e instrutores de skate fazem visitas e bate-papos, oficinas, auxiliando na realização de diversas atividades. O Lê Brasil conta também com a iniciativa privada e visa a doação de livros para uso em ações sem fins lucrativos que contribuam para o desenvolvimento social e para a difusão do conhecimento através do livro e do skate.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tanque de areia para escavação com um cartaz acima escrito
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com a capa do documentário ‘Educação Presente para o Futuro’.
Logomarca da Semana Do Brincar - data de 21 e 28 de maio

Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)

Publicado em: 18/05/2022 6h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea de um grupo de pessoas sentados na grama no CECI Tenondé Porã.

Indígenas do CECI Tenondé Porã aprendem técnicas de primeiros socorros

Publicado em: 18/05/2022 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.238