Notícias

“Sim, existe amor em São Paulo”

Projeto promove cultura e novas descobertas para os estudantes.

Publicado em: 09/01/2017 11h07 | Atualizado em: 30/11/2020
sim_existe_amor_em_SP_740_x_430.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Esmeralda Salles Pereira Ramos, do bairro Jardim Tremembé, zona norte de São Paulo, estão participando do projeto “Sim, existe amor em São Paulo” cujo principal objetivo é proporcionar aulas diferentes, com conteúdo cultural mais amplo, mostrando a importância dos espaços culturais espalhados pela cidade.

“Precisamos mostrar para os alunos que São Paulo tem uma vocação acolhedora e propiciar a reflexão e a interação social dos estudantes, despertando sua curiosidade e criatividade ao fazer uso dos espaços públicos de cultura”, afirma Heleno Oliveira, professor responsável pelo projeto. “Isso é extremamente enriquecedor”, conclui.

Redescobrindo São Paulo – No mês março de 2016, os alunos visitaram a exposição “Silêncio(s) do Feminino”, na Caixa Cultural, que apresenta obras de cinco artistas brasileiras contemporâneas cujas produções refletem incômodos com as vulnerabilidades socioculturais que são suportadas pela mulher há séculos.

O professor Heleno explica que a ideia é fazer com que os alunos descubram e passem a fazer uso dos equipamentos de cultura existentes na região em que moram e também fora dela. “A cidade de São Paulo é uma gigantesca sala de aula. Seus parques, museus, ruas, vielas e favelas ilustram o aprender, o vivenciar, direcionam o olhar e ampliam horizontes, determinando que o tempo de aprender é o hoje, o agora”, analisa o professor.

A vivência cultural realizada por meio do projeto terá efeito auxiliar na dinamização do trabalho dos professores com a realização de projetos didáticos correlacionados que poderão surgir após as experiências desenvolvidas nas várias instituições e espaços culturais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.
Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Prêmio Por Desempenho Educacional

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
«1 2 3 1.692