Setembro Azul: Escolas da Rede Municipal promovem ações de conscientização e visibilidade da comunidade surda

Programações incluem palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa, entre outras ações

Publicado em: 22/09/2023 14h06 | Atualizado em: 22/09/2023

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
As escolas da Rede Municipal estão promovendo ao longo deste mês de setembro uma série de ações para conscientização e valorização da cultura surda em alusão ao Setembro Azul, mês em que são celebradas as conquistas da comunidade surda e é reforçada a importância da acessibilidade. As programações incluem palestras, oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa, entre outras ações.

Neste sábado (23), na EMEBS Mario Pereira Bicudo vai ocorrer o Festival da Arte Surda que será aberto para toda a comunidade. A programação vai contar com slam, apresentação dos estudantes, atividades sensoriais e a presença de diversos convidados como a cartunista Danielle Kato, o palhaço Vinícius Barbudo, a escritora e ilustradora Viviane Midori e muito mais.

Já na EMEBS Anne Sullivan, o sábado (23) será marcado por um evento com brincadeiras, jogos como Mancala Awelé, oficina de xadrez e palestras com diversos convidados como o professor dr. José Sinésio e o professor e arquiteto Leandro Abud. As atividades fazem parte da programação promovida pela unidade para a 12ª Semana do Surdo com o tema “Tem surdo em todo lugar”.

Programa de Educação Bilíngue para Surdos

O programa na Rede Municipal prevê o ensino de libras e língua portuguesa como segunda língua para os estudantes surdos matriculados na rede através de material pedagógico com base no Currículo de Língua Brasileira de Sinais e profissionais especializados. Atualmente são 1.600 estudantes com surdez matriculados na Rede Municipal.

Além da educação em Libras ocorrer nas escolas regulares para os estudantes surdos, a rede possui seis Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e duas Escolas Polo localizadas nos CEUs.

A Secretaria também, por meio da Divisão da Educação Especial, tem proporcionado formações aos profissionais interessados com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento aos estudantes, qualificar o trabalho docente e dos demais profissionais das unidades escolares.