Notícias

Série “Mídia Criança” – “Blog para Educação Infantil, uma construção colaborativa”

Criação e manutenção de blogs sob uma perspectiva pedagógica

Publicado em: 28/08/2017 16h33 | Atualizado em: 30/11/2020

serie_midia_crianca_740_x_430.jpg

Em reunião com representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, Diretores e Coordenadores de Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da região apresentaram a constatação de que precisariam melhorar a comunicação com as famílias.

Em vista desse fato, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), a convite da DRE Itaquera, iniciou no dia 27 de julho o curso Blog na Educação Infantil, uma Construção Colaborativa”. Para a professora Maria Miquelino, da Divisão Pedagógica da DRE Itaquera, “o blog pode estreitar as relações entre escola e as famílias e ajuda a valorizar a educação infantil na comunidade”.

No curso serão apresentados aspectos para tonar o blog um canal eficiente de comunicação com a comunidade. Além disso, serão apresentadas estratégias para aprimorar a divulgação de informações que orientem os pais e as famílias e que tornem o blog em um recurso de veiculação de atividades e projetos desenvolvidos pelas professoras e professores.

“Ao criar um blog, temos que evitar conversarmos apenas com nós mesmos. É importante conhecer as necessidades da comunidade para que o blog veicule conteúdos de interesse não só para educadores, mas, principalmente, para as famílias”, observa o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.

Ouça as expectativas dos participantes no 1º encontro.

Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 1  

Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 2

Dados sobre o cardápio da semana, Projeto Politico Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Orientações aos Pais, endereço e horário de atendimento foram apontados como elementos importantes e que poderiam ajudar as famílias a saberem mais sobre a rotina da unidade educacional. Conceição Alves Santos, mãe de uma criança de uma CEI, considera importante informações sobre “Achados e Perdidos”. De acordo com a mãe, “as crianças no último período começam a guardar seus pertences após o sono. Nesses momentos, confusões podem ocorrer”. Ela sugere que o blog poderia ter um espaço para ajudar a solucionar essas ocorrências.

“O blog, numa perspectiva educomunicativa, prevê a construção colaborativa e o desenvolvimento de conteúdo entre gestores, família e educadores. Os educadores poderão criar matérias para divulgar suas atividades e projetos para as famílias”, conta Carlos Lima. A professora Daniela Maia, da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva, explica que o blog traduz, por meio de vídeos, poesias, relatos, textos, documentos e links, imagens do dia-a-dia da escola. Segundo a professora, “é por meio do blog que o professor e a professora podem criar redes, relatarem suas práticas e pesquisas e conectarem-se com o mundo. Para as crianças, é mais uma bela oportunidade de levar a escola pra casa. Um blog cria pontes, abre portas e compartilha saberes. O blog, especialmente para o professor e professora de Educação Infantil, é um parceiro, um companheiro de viagem. É um portfólio digital, que aproxima as famílias e a comunidade da escola, suas práticas e concepções”.

Além da formação sobre a linguagem de Blog, o curso contará com a participação de representante da equipe do Portal SME, que apresentará aspectos de comunicação institucional e de professoras que irão compartilhar suas experiências com blog e mídias sociais na Educação Infantil.

Leia também

Série “Mídia Criança” – Clic! A fotografia sob o olhar da criança

Série “Mídia Criança” – Mídias Sociais na Educação Infantil – EMEI Nelson Mandela

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.644