Notícias

Seminários Regionais – Programa “Na Mesma Mesa”

Discussões aprofundaram questões conceituais e práticas e reafirmaram a importância da construção de hábitos alimentares saudáveis

Publicado em: 30/11/2015 16h22 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_programa_na_mesma_mesa.jpg

No dia 10 de novembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Casa Blanca, e no dia 17 de novembro, no CEU Butantã, aconteceram os Seminários Regionais do Programa “Na Mesma Mesa”, ocasiões onde as unidades escolares que aderiram ao Programa tiveram a oportunidade de conhecer mais e respeito da proposta que agrega saberes, alimentação e convívio.

No primeiro encontro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Freire, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo e a EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha, da DRE Santo Amaro, compartilharam em seus relatos de experiências os depoimentos de alunos que passaram a perceber e apreciar os sabores dos alimentos de uma maneira diferente.

No segundo encontro, houve a participação das unidades escolares das DREs Butantã, Itaquera, Pirituba e Penha, que também participaram com os seus relatos. A EMEI Rodolfo Trevisan, da DRE Pirituba e a EMEF Dr. José Dias da Silveira, da DRE Butantã, dividiram com os seus pares as mudanças ocorridas no relacionamento entre professores, funcionários e alunos, por meio de declarações feitas pelas crianças e pelo pessoal da cozinha. Muitos alunos relataram que puderam experimentar novidades em seus pratos e o prazer em sentar à mesa para fazerem suas refeições.

Nos dois encontros, os participantes evidenciaram as mudanças ocorridas não apenas em relação à alimentação, mas no sentido de adquirirem um novo sabor ao compartilhar a mesma mesa com o seu professor ou professora. Ressaltaram as mudanças significativas no olhar para o alimento e ao sentir o momento da alimentação como ocasião de prazer, de troca de conversas e de saberes – uma experiência que ultrapassa as dependências da escola, sendo levada pelos alunos aos seus familiares.

Os Diretores Regionais de Educação trouxeram os seus testemunhos de mobilização e de adesão das Unidades Escolares de suas regiões e falaram sobre a importância do Programa para o fortalecimento das relações entre os atores que fazem parte da comunidade escolar.

A Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Erika Fischer, lembrou da importância das mudanças no cardápio das escolas e do alinhamento das receitas com uma alimentação saudável, em sintonia com o que foi falado logo em seguida pelas nutricionistas e palestrantes Ana Paula Bortoletto Martins e Maria Laura Louzada que, a partir do tema “Guia Alimentar da População Brasileira: implicações para a educação alimentar e nutricional”, ressaltaram a importância da boa escolha dos alimentos e da dedicação ao tempo para as refeições.

A Secretária Adjunta Municipal de Educação, Emilia Cipriano, falou sobre a importância da afetividade, do estar presente na mesma mesa e da necessidade de alimentar não apenas o corpo, mas de alimentar os relacionamentos afetivos.

Galeria de fotos:

Seminários Regionais – Programa “Na Mesma Mesa” – CEU Casa Blanca

Seminários Regionais – Programa “Na Mesma Mesa” – CEU Butantã

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 6 7 8 9 10 1.672