Seminário Trabalho e Educação

Evento discutiu o papel do município como agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades

Publicado em: 23/06/2016 11h55 | Atualizado em: 04/05/2021

semin_trab_educ_740_x_430.jpg

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, participou na tarde da quarta, 22 de junho, do encerramento do Seminário “Trabalho e Educação no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo”, realizado no Novotel Jaraguá.

Além de refletir sobre a atual conjuntura e os avanços conquistados na cidade, o evento também buscou considerar o papel do município enquanto agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades.

Para Nádia Campeão, o seminário acerta ao juntar duas áreas de relevância e em que a Prefeitura de São Paulo tem forte atuação. “A Secretaria Municipal de Educação pode contribuir oferecendo ainda mais alternativas para, junto com as outras secretarias, constituir uma frente articulada que possa atender com possibilidades de formação e de geração de empregos”, disse a Secretária, que ainda destacou ações já realizadas pela SME nesse sentido, como a rede UniCEU, que promove o acesso ao ensino superior de qualidade e o PROJOVEM Urbano – iniciativa que oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e de qualificação profissional inicial para jovens entre 18 e 29 anos.

Arcos ocupacionais – Na ocasião, foi apresentado o projeto-piloto do Programa TER (Trabalho, Educação e Renda), que pretende trabalhar três arcos ocupacionais (Educação, Cultura e Esporte) a partir de oportunidades disponibilizadas pela gestão pública municipal, levando o jovem a conhecer, vivenciar e experimentar todas as etapas que contemplam uma determinada atividade profissional. O TER tem como público alvo jovens entre 16 e 29 anos, desempregados e que pertençam a famílias cuja renda per capita seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo.

“O debate também nos traz uma questão importante. Mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação exija dos municípios a tarefa principal da educação básica, São Paulo não pode prescindir de ter políticas públicas voltadas a uma educação profissional e tecnológica. Assim, precisamos desenvolver programas e propostas cada vez mais abrangentes e numa maior escala para atender uma demanda clara da própria juventude”, disse o Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.

O seminário, que teve a duração de dois dias, teve a participação de estudantes, professores, gestores educacionais e do trabalho, somando aproximadamente 300 participantes. O evento foi acompanhado por mais de 2,5 mil pessoas pela internet.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação