Notícias

Seminário Somos Amigos do Peito – 2018

Evento reuniu 400 educadores de CEIs para debates sobre a importância do aleitamento materno

Publicado em: 28/08/2018 19h11 | Atualizado em: 30/11/2020
semin_somos_amigos_peito_740x430.jpg

Aconteceu no sábado, 25 de agosto, na Uninove Vegueiro, o Seminário Somos Amigos do Peito – 2018. O evento foi realizado com os objetivos de sensibilizar os profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs) sobre a importância de desenvolver ações voltadas ao aleitamento materno, problematizar, junto aos educadores, a necessidade de reorganizar os tempos e espaços das unidades para atender as famílias que desejem fazer parte da ação, socializar práticas que acolhem e incentivam o aleitamento materno nos CEIs, apresentar e discutir as etapas de acolhimento e recebimento do leite materno nos CEIs e abordar os princípios da Campanha “CEI Amigo do Peito” como promotora do aleitamento materno nos CEIs da rede municipal de ensino.

Mais de 400 educadores de CEIs da cidade de São Paulo tiveram a oportunidade de participar do Seminário, iniciado com a apresentação de Matilde Scandola, diretora da Divisão de Educação Alimentar e Nutricional da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME/ CODAE/DIEDAN), que fez um histórico das ações da CODAE relacionadas ao aleitamento, que vão desde pesquisas com as unidades e elaboração de materiais de apoio a campanhas de incentivo e de formação de toda comunidade escolar.

Em seguida, a pedagoga e arte-educadora Cinthia Soares Manzano conduziu momentos de fruição de obras de arte que retratam amamentação e nutrição sensível. Ainda na parte da manhã, a médica neonatologista Marina da Rosa e a fonoaudióloga Patricia Junqueira explicaram a importancia do aleitamento materno para a criança e a mãe e os benefícios da amamentação na introdução alimentar.

Cristiano Rogério de Alcantara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da SME (SME / COPED / DIEI), reforçou a importância do primeiro contato com as famílias, do acolhimento às mães que amamentam e do recebimento do leite congelado. Ele contou a experiência de reativação do lactário no Centro de Educação Infantil 13 de maio, onde foi Coordenador Pedagógico.

Para finalizar a manhã, o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, entregou para 88 Centros de Educação Infantil o selo “CEI Amigo do Peito” como reconhecimento às unidades que promovem ações de apoio e incentivo ao aleitamento materno. Ele parabenizou a Coordenadoria de Alimentação Escolar pela iniciativa e afirmou que pretende fazer dessa campanha algo que seja permanente até todas as unidades terem esse reconhecimento .

No período da tarde, foi a vez do compartilhamento de práticas exitosas. Equipes dos CEIs Carrão, Jardim Shangri-lá e Vereador Joaquim Thomé Filho falaram do acolhimento às famílias, do uso de copinhos para o aleitamento e do envolvimento de toda equipe de suas comunidades escolares. Representantes do CEI Sol Nascente e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Sol abordaram a parceria entre Educação e Saúde na região de Perus.

Na sequência, o Grupo Dança Materna trouxe mães e bebês ao palco para uma apresentação de xaxado. A enfermeira Edjane Mercia Bittencourt de Araújo fez um panorama do aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde e, para finalizar, as nutricionistas Valéria Roma de Freitas e Kátia Iared, da CODAE, projetaram um vídeo técnico sobre o recebimento e manuseio do leite congelado e mostraram o panorama geral da Campanha CEI Amigo do Peito. As informações sobre a campanha e o vídeo estão disponíveis no site portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/ceiamigodopeito


Veja a galeria de fotos

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
1 2 3 1.262