Notícias

Seminário – Sala de Leitura e a Mediação Literária

Evento contou com a participação de aproximadamente 800 educadores

Publicado em: 02/10/2018 18h27 | Atualizado em: 30/11/2020

SEMINARIO_SALA_LEITURA_740X430.jpg

No dia 2 de outubro, aproximadamente 800 educadores, entre Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL), Coordenadores Pedagógicos e Bibliotecários dos CEUs participaram do Seminário Sala de Leitura e a Mediação de Leitura Literária, realizado do Teatro da Universidade Católica (TUCA), localizado no bairro das Perdizes.

O intuito do Seminário foi apresentar tópicos de mediação de leitura e formação de leitores, apontando aspectos essenciais à atuação do Professor Orientador da Sala de Leitura (POSL) como mediador de leitura no contexto do Programa Sala e Espaço de Leitura. “Nós temos, hoje, mais de 560 Salas de Leitura e, além disso, mais 46 bibliotecas nos CEUs, o que nos deixa muito feliz”, disse Wagner Palanch, Coordenador do Núcleo Técnico de Avaliação e Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME). “A leitura é uma atividade central do Currículo da Cidade e é, sobretudo, por meio dela que os estudantes entram em contato com outros mundos, outras realidades, outras culturas, e ampliam seu repertório cultural para reconhecer, valorizar e fruir as diversas identidades e manifestações artísticas e culturais presentes em nossa sociedade”, concluiu.

Também presenciaram o evento a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Minéa Pascholetto e a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, Profª. Dra. Maria Aparecida Junqueira.

mauricio_740x430.jpg

Os profissionais foram divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde. As atividades incluíram palestra proferida pela Profª Drª Maria Rosa Duarte de Oliveira, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, e encontros com os escritores Maurício de Sousa, Manuel Filho, Rosana Rios e Gilles Eduard, que responderam perguntas do público com mediação da Profa. Dra. Elizabeth Cardoso.

O evento ainda contou com apresentação cultural realizada pela professora da Rede Municipal de Ensino, Maria Ivone da Silva Nunes, e com intervenções de “leitura ao pé do ouvido” com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Remo Rinaldi, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba e das EMEFs Pedro Américo e Marcílio Dias, da DRE Freguesia/Brasilândia.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299