Notícias
Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker
POIEs participam de formação que estimula a mediação da aprendizagem a partir da solução de problemas
Publicado em: 18/03/2016 9h54 | Atualizado em: 04/05/2021Nos dias 15 e 17 de março, no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promoveu a formação Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas – Módulo I.
O curso teve o objetivo de promover a preparação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) para atuarem como mediadores e orientadores dos processos de aprendizagem com as diversas formas de tecnologias nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).
Em auditório lotado, a formação contou com palestras das integrantes da equipe do Núcleo de Informática Educativa da SME, Gislaine Batista Munhoz e Regina Gavassa. Elas apresentaram a proposta da formação, que tem o objetivo de discutir o trabalho da Informática Educativa como área integradora a partir da resolução de problemas e ações estratégicas de avaliação formativa, considerando premissas da Cultura Maker.
Durante a formação, o Professor Sidney Fenólio, da EMEF Deputada Ivete Vargas, fez um relato de prática no qual mostrou alguns experimentos científicos nos quais ele inicia seus alunos ao mundo maker. O professor conta que, geralmente, suas aulas sempre partem da resolução de algum problema científico e que isso faz com que os estudantes tenham interesse em participar de suas propostas. O segundo relato foi feito pela POIE Gracinda Carvalho e o Diretor Pedro, ambos da EMEF Professor Carlos Corrêa Mascaro. A apresentação teve como foco o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) Expedições, desenvolvido na escola e que apresenta ações que envolvem a Cultura Maker.
Após as apresentações, Luci Ferraz de Mello e Paula Carolei, assessoras do Núcleo de Informática Educativa da SME, contextualizaram os relatos de práticas desenvolvidos nos laboratórios de informática da SME a partir da proposta de Cultura Maker. A formação também possibilitou que os educadores presentes refletissem em pequenos grupos sobre as propostas apresentadas.
Cultura Maker – extensão do conceito “Faça Você Mesmo” que incorpora recursos tecnológicos e técnicos à ideia de que todos podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos.
Clique aqui e veja a galeria de imagens
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

DRE Ipiranga oferece curso sobre práticas pedagógicas no território urbano
Publicado em: 04/03/2016 10h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Divulgada a classificação prévia dos concursos
Publicado em: 04/03/2016 10h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores discutem currículo da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 04/03/2016 10h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Butantã debate o combate às doenças dentro da escola
Publicado em: 04/03/2016 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

DRE Guaianases promove encontro sobre os Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral
Publicado em: 03/03/2016 4h20 - em CEU e COCEU