Notícias

Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker

POIEs participam de formação que estimula a mediação da aprendizagem a partir da solução de problemas

Publicado em: 18/03/2016 9h54 | Atualizado em: 04/05/2021

reflexao_cultura_maker_740_x_430.jpg

Nos dias 15 e 17 de março, no campus Barra Funda da Universidade Nove de Julho, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Informática Educativa da Coordenadoria Pedagógica (COPED), promoveu a formação Cultura Maker e Aprendizagem por Solução de Problemas – Módulo I.

O curso teve o objetivo de promover a preparação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) para atuarem como mediadores e orientadores dos processos de aprendizagem com as diversas formas de tecnologias nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Em auditório lotado, a formação contou com palestras das integrantes da equipe do Núcleo de Informática Educativa da SME, Gislaine Batista Munhoz e Regina Gavassa. Elas apresentaram a proposta da formação, que tem o objetivo de discutir o trabalho da Informática Educativa como área integradora a partir da resolução de problemas e ações estratégicas de avaliação formativa, considerando premissas da Cultura Maker.

Durante a formação, o Professor Sidney Fenólio, da EMEF Deputada Ivete Vargas, fez um relato de prática no qual mostrou alguns experimentos científicos nos quais ele inicia seus alunos ao mundo maker. O professor conta que, geralmente, suas aulas sempre partem da resolução de algum problema científico e que isso faz com que os estudantes tenham interesse em participar de suas propostas. O segundo relato foi feito pela POIE Gracinda Carvalho e o Diretor Pedro, ambos da EMEF Professor Carlos Corrêa Mascaro. A apresentação teve como foco o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) Expedições, desenvolvido na escola e que apresenta ações que envolvem a Cultura Maker.

Após as apresentações, Luci Ferraz de Mello e Paula Carolei, assessoras do Núcleo de Informática Educativa da SME, contextualizaram os relatos de práticas desenvolvidos nos laboratórios de informática da SME a partir da proposta de Cultura Maker. A formação também possibilitou que os educadores presentes refletissem em pequenos grupos sobre as propostas apresentadas.

Cultura Maker – extensão do conceito “Faça Você Mesmo” que incorpora recursos tecnológicos e técnicos à ideia de que todos podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos.

Clique aqui e veja a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de estudantes com roupa de desfile cívico, segurando uma faixa escrito: Grande Banda, Secretaria Municipal de Educação

Grande Banda, composta por 250 estudantes, se apresenta em desfile cívico no Anhembi

Publicado em: 06/09/2023 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Rede UniCEU oferece formação para estudantes, educadores e a comunidade em geral 

Publicado em: 05/09/2023 4h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com borda triangular nas cores lilás, verde, azul e vermelho. No topo está escrito: Inscrições prorrogadas, no centro está escrito

10º Prêmio Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas até o 18 de setembro

Publicado em: 05/09/2023 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes

Zona Sul ganha mais um polo do projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes

Publicado em: 04/09/2023 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher com o braço para frente com a mão em posição de pare.

SME abre vagas para curso sobre feminismos e o combate à violência contra mulher 

Publicado em: 04/09/2023 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 98 99 100 101 102 1.475