Notícias

Seminário “O que você sabe sobre a África” na DRE Jaçanã

Encontro debate questões étnico-raciais e tem o objetivo de promover a construção da identidade das populações negras.

Publicado em: 08/12/2016 12h24 | Atualizado em: 30/11/2020
seminario_africa_740_x_430.jpg

No dia 02 de dezembro a Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé realizou a ultima etapa do seminário “O que você sabe sobre a África?”. O evento é produzido a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). O Seminário teve como objetivo de trabalhar as questões étnico-raciais no sentido de promover construção da identidade das populações negras. Além disso, o seminário apresentou o livro “O que você sabe sobre a África” aos educadores da DRE Jaçanã.

O evento, que aconteceu no auditório da Subprefeitura do Tucuruvi, contou com as presenças de Mauricio Pestana, Secretario Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Marilândia Frazão, Assessora Técnica de Gabinete da SMPIR que destacou a importância do livro: “a bibliografia se apresenta como a possibilidade importante de discussão, interlocução, informação e de formação para gestores e educadores na temática das relações Étnico Raciais. Entendemos que mais essa publicação poderá inspirar e contribuir para a elaboração de propostas educativas e exercitar o pensar sobre o fazer pedagógico na perspectiva das relações Étnico-Raciais”.

Eliane Costa Santos, assessora do Núcleo de Educação Étnico-racial ressaltou o quanto é importante a historia do continente Africano para o Brasil. Ela apontou alguns capítulos do livro como: “A luta negra pela Liberdade”, ”O Fim do tráfico de Escravos e Colonização”, “A África e o Futuro”, “Luta Contra o Açoite”, “Novas Lutas Dos Povos Negros” e “Arte, música e cultura”, como sendo estes os temas de grande influência no Brasil que conhecemos hoje.

“O que você sabe sobre a África?” – O livro “O que você sabe sobre a África?” é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Ele sintetiza, em menos de 100 páginas, uma obra produzida pela Unesco durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano, consolidada em oito volumes, chamada “História Geral da África”.


Veja galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426