Notícias

Seminário “O que você sabe sobre a África?” na DRE Capela do Socorro

Evento que compõe ação da SME tem o objetivo de apresentar o livro para educadores das 13 DREs da cidade

Publicado em: 24/11/2016 13h38 | Atualizado em: 30/11/2020
Seminario Africa_740x430.JPG

O Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, foi o palco do Seminário “O que você sabe sobre a África?” nesta quarta-feira, dia 23 de novembro. O evento faz parte de uma ação da Secretaria Municipal de Educação (SME) que tem como objetivo apresentar o livro aos educadores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da cidade de São Paulo

O evento contou com a presença da Professora Marilândia Frazão, da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e do Professor Cleber Ferreira, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME. Representando a DRE Capela estiveram Ebelsione Pereira, Diretora de Divisão Pedagógica (DIPED), Marisa Rodrigues, também do DIPED, Daniela Oliveira, Formadora do Núcleo Étnico-Racial, Yara Barros, da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), e Vera Silva, Assessora dos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs).

O seminário começou com uma apresentação musical. Em seguida, as representantes da DRE Capela do Socorro fizeram um balanço das ações de cunho étnico-racial realizadas pela SME e pela DRE nos últimos anos. A Jornada Pedagógica, o Congresso Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais, o Leituraço e a parceria entre a DRE Capela e a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE/USP) foram algumas das iniciativas lembradas. “Além de uma apresentação, este seminário é um espaço para o diálogo e a troca de experiências entre todos nós”, ressaltou a formadora Daniela.

Ebelsione, por sua vez, lembrou a discussão sobre a descolonização do currículo pedagógico e explicou que defender este debate não implica em abandonar o que foi aprendido. “Isso não significa que haverá uma negação de tudo de origem europeia e sim que é preciso dar visibilidade às demais culturais que formam os sujeitos que estão nas escolas, nas salas de aula e nos demais espaços da cidade. Significa reconhecer que somos um povo miscigenado”, disse a Diretora.

Representando o Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME, a fala do Professor Cleber focou em apresentar o livro “O que você sabe sobre a África?” aos presentes e falou sobre a escolha do título: “Não queríamos ficar restritos a uma discussão geográfica e política. Falar sobre a África é também falar sobre a cultura africana e todos os elementos que a compõem”, explicou. Cleber falou também sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Étnico-Racial nos últimos anos.

Encerrando as participações a Professora Marilândia celebrou os avanços obtidos nos últimos anos em relação às discussões étnico-raciais na cidade. Segundo ela, não são somente as crianças negras que precisam ler sobre a cultura africana, mas sim toda a sociedade brasileira, que precisa entender a relação entre África e Brasil. “Quando o nosso dia a dia não nos oferece isso, é preciso que haja políticas públicas afirmativas e ações, como este livro e este seminário, que promovam essa reflexão”, concluiu.

“O que você sabe sobre a África?” – O livro é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Ele sintetiza, em menos de 100 páginas, uma obra produzida pela Unesco durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano, consolidada em oito volumes, chamada “História Geral da África”. Atualmente, 50 mil exemplares da publicação estão sendo distribuídos às unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Confira a galeria de fotos do seminário “O que você sabe sobre a África?”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212