Notícias

Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino

IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo

Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
seminarioagostoindigena_740x430.jpg

Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.

A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.

A Rede Municipal de Ensino

Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.

A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).

O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante está olhando pelo telescópio.

Estudantes da EMEF Paulo Duarte estão ‘De olho no Céu’

Publicado em: 20/05/2022 4h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante da Educação de Jovens e Adultos. Ela possui cabelos grisalhos, usa óculos e máscara de proteção individual. Ela está sentada atrás da sua carteira escolar e sobre a mesa tem seu material escolar.

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Fotografia de uma réplica de uma pirâmide, mostrando um cartaz e um quadro.
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.239