Notícias

Seminário Dezembro Imigrante 2017 na DRE Guaianases

Evento contou com seminário e oficina

Publicado em: 06/12/2017 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020

dez_imigrante_guaianases_740_x_430.jpg

Na segunda-feira, 4 de dezembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “Seminário Dezembro Imigrante 2017”. O evento teve a participação de professores e membros das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais e foi dividido em dois momentos:

Seminário – “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”

No período da manhã, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, foi realizado o seminário “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”.

A atividade foi aberta por uma apresentação cultural do escritor e contador de histórias nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, acompanhado por alguns de seus alunos. Sunny, como é conhecido, vive no Brasil há cerca de vinte anos, tem livros publicados e atua como professor de Língua Inglesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereadora Anna Lamberga Zéglio.

Na sequência, Wilbert Willca Lopez, sociólogo boliviano de origem quéchua, proferiu palestra acerca do tema do Seminário. Mestre pela USP e Doutorando em Sociologia na Université Sorbonne Paris 3, na França, Wilbert é falante nativo de quéchua e coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua, voltado a pesquisadores de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Ao final, os participantes interagiram com os convidados, fazendo perguntas e tecendo comentários sobre a grande presença de alunos imigrantes nas Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases.

Oficina – “Literatura em Cabo Verde e a migração”

Já durante a tarde, foi realizada uma oficina no auditório da DRE Guaianases. Paulo Rafael da Silva, educador, contou sobre suas experiências do tempo em que morou em Cabo Verde, país localizado no Continente Africano, que tem a Língua Portuguesa como oficial. Os participantes puderam interagir, fazendo perguntas e pontuações, em comparação com o Brasil, para a discussão de outros temas, como a intolerância aos imigrantes e aos refugiados de guerra.

Em seguida, Paulo exibiu fotografias do livro “Êxodos”, de Sebastião Salgado. A proposta da atividade foi desenvolver um debate. Os participantes formaram pequenos grupos para analisar as fotos e posteriormente debaterem sobre as diferentes interpretações. Cada equipe utilizou um recurso para exteriorizar sua perspectiva. Entre poemas, análise de expressões e de ambiente, os temas abordados foram conflitos políticos, a separação de pobres e ricos e a semelhança de realidades em diversos países.

Para finalizar, Fernanda de Paula Xavier, da Divisão Pedagógica (DIPED), agradeceu a presença de todos os participantes e de Paulo, que retribuiu o gesto à DRE pelo convite feito. “Não vim trazer a verdade. São experiências minhas, pelo tempo em que morei em Cabo Verde. Isso é um pouco do meu olhar, não o da verdade. O mais importante é construir esse olhar de humano para humano, para obter conhecimento do que é o outro”, disse o educador.

Clique nos links para ver fotos do Seminário e da Oficina

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de grupo em um palco do Coro Lírico do teatro municipal

Coro Lírico Municipal faz concerto gratuito no CEU Campo Limpo

Publicado em: 12/06/2025 9h12 - em CEU e COCEU

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.525