Notícias

Seminário Dezembro Imigrante 2017 na DRE Guaianases

Evento contou com seminário e oficina

Publicado em: 06/12/2017 14h02 | Atualizado em: 30/11/2020

dez_imigrante_guaianases_740_x_430.jpg

Na segunda-feira, 4 de dezembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “Seminário Dezembro Imigrante 2017”. O evento teve a participação de professores e membros das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais e foi dividido em dois momentos:

Seminário – “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”

No período da manhã, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, foi realizado o seminário “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”.

A atividade foi aberta por uma apresentação cultural do escritor e contador de histórias nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, acompanhado por alguns de seus alunos. Sunny, como é conhecido, vive no Brasil há cerca de vinte anos, tem livros publicados e atua como professor de Língua Inglesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereadora Anna Lamberga Zéglio.

Na sequência, Wilbert Willca Lopez, sociólogo boliviano de origem quéchua, proferiu palestra acerca do tema do Seminário. Mestre pela USP e Doutorando em Sociologia na Université Sorbonne Paris 3, na França, Wilbert é falante nativo de quéchua e coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua, voltado a pesquisadores de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Ao final, os participantes interagiram com os convidados, fazendo perguntas e tecendo comentários sobre a grande presença de alunos imigrantes nas Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases.

Oficina – “Literatura em Cabo Verde e a migração”

Já durante a tarde, foi realizada uma oficina no auditório da DRE Guaianases. Paulo Rafael da Silva, educador, contou sobre suas experiências do tempo em que morou em Cabo Verde, país localizado no Continente Africano, que tem a Língua Portuguesa como oficial. Os participantes puderam interagir, fazendo perguntas e pontuações, em comparação com o Brasil, para a discussão de outros temas, como a intolerância aos imigrantes e aos refugiados de guerra.

Em seguida, Paulo exibiu fotografias do livro “Êxodos”, de Sebastião Salgado. A proposta da atividade foi desenvolver um debate. Os participantes formaram pequenos grupos para analisar as fotos e posteriormente debaterem sobre as diferentes interpretações. Cada equipe utilizou um recurso para exteriorizar sua perspectiva. Entre poemas, análise de expressões e de ambiente, os temas abordados foram conflitos políticos, a separação de pobres e ricos e a semelhança de realidades em diversos países.

Para finalizar, Fernanda de Paula Xavier, da Divisão Pedagógica (DIPED), agradeceu a presença de todos os participantes e de Paulo, que retribuiu o gesto à DRE pelo convite feito. “Não vim trazer a verdade. São experiências minhas, pelo tempo em que morei em Cabo Verde. Isso é um pouco do meu olhar, não o da verdade. O mais importante é construir esse olhar de humano para humano, para obter conhecimento do que é o outro”, disse o educador.

Clique aqui para ver fotos do Seminário e da Oficina

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299