Notícias

Seminário Dezembro Imigrante 2017 na DRE Guaianases

Evento contou com seminário e oficina

Publicado em: 06/12/2017 14h02 | Atualizado em: 30/11/2020

dez_imigrante_guaianases_740_x_430.jpg

Na segunda-feira, 4 de dezembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “Seminário Dezembro Imigrante 2017”. O evento teve a participação de professores e membros das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais e foi dividido em dois momentos:

Seminário – “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”

No período da manhã, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, foi realizado o seminário “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”.

A atividade foi aberta por uma apresentação cultural do escritor e contador de histórias nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, acompanhado por alguns de seus alunos. Sunny, como é conhecido, vive no Brasil há cerca de vinte anos, tem livros publicados e atua como professor de Língua Inglesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereadora Anna Lamberga Zéglio.

Na sequência, Wilbert Willca Lopez, sociólogo boliviano de origem quéchua, proferiu palestra acerca do tema do Seminário. Mestre pela USP e Doutorando em Sociologia na Université Sorbonne Paris 3, na França, Wilbert é falante nativo de quéchua e coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua, voltado a pesquisadores de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Ao final, os participantes interagiram com os convidados, fazendo perguntas e tecendo comentários sobre a grande presença de alunos imigrantes nas Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases.

Oficina – “Literatura em Cabo Verde e a migração”

Já durante a tarde, foi realizada uma oficina no auditório da DRE Guaianases. Paulo Rafael da Silva, educador, contou sobre suas experiências do tempo em que morou em Cabo Verde, país localizado no Continente Africano, que tem a Língua Portuguesa como oficial. Os participantes puderam interagir, fazendo perguntas e pontuações, em comparação com o Brasil, para a discussão de outros temas, como a intolerância aos imigrantes e aos refugiados de guerra.

Em seguida, Paulo exibiu fotografias do livro “Êxodos”, de Sebastião Salgado. A proposta da atividade foi desenvolver um debate. Os participantes formaram pequenos grupos para analisar as fotos e posteriormente debaterem sobre as diferentes interpretações. Cada equipe utilizou um recurso para exteriorizar sua perspectiva. Entre poemas, análise de expressões e de ambiente, os temas abordados foram conflitos políticos, a separação de pobres e ricos e a semelhança de realidades em diversos países.

Para finalizar, Fernanda de Paula Xavier, da Divisão Pedagógica (DIPED), agradeceu a presença de todos os participantes e de Paulo, que retribuiu o gesto à DRE pelo convite feito. “Não vim trazer a verdade. São experiências minhas, pelo tempo em que morei em Cabo Verde. Isso é um pouco do meu olhar, não o da verdade. O mais importante é construir esse olhar de humano para humano, para obter conhecimento do que é o outro”, disse o educador.

Clique aqui para ver fotos do Seminário e da Oficina

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

CEU Casa Blanca recebe o Festival Skate&Cores

Publicado em: 21/02/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425