Notícias
Seminário Dezembro Imigrante 2017 na DRE Guaianases
Evento contou com seminário e oficina
Publicado em: 06/12/2017 14h02 | Atualizado em: 30/11/2020
Na segunda-feira, 4 de dezembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou o “Seminário Dezembro Imigrante 2017”. O evento teve a participação de professores e membros das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais e foi dividido em dois momentos:
Seminário – “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”
No período da manhã, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, foi realizado o seminário “Educação: Desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo”.
A atividade foi aberta por uma apresentação cultural do escritor e contador de histórias nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, acompanhado por alguns de seus alunos. Sunny, como é conhecido, vive no Brasil há cerca de vinte anos, tem livros publicados e atua como professor de Língua Inglesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereadora Anna Lamberga Zéglio.
Na sequência, Wilbert Willca Lopez, sociólogo boliviano de origem quéchua, proferiu palestra acerca do tema do Seminário. Mestre pela USP e Doutorando em Sociologia na Université Sorbonne Paris 3, na França, Wilbert é falante nativo de quéchua e coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua, voltado a pesquisadores de Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Ao final, os participantes interagiram com os convidados, fazendo perguntas e tecendo comentários sobre a grande presença de alunos imigrantes nas Unidades Educacionais do território da DRE Guaianases.
Oficina – “Literatura em Cabo Verde e a migração”
Já durante a tarde, foi realizada uma oficina no auditório da DRE Guaianases. Paulo Rafael da Silva, educador, contou sobre suas experiências do tempo em que morou em Cabo Verde, país localizado no Continente Africano, que tem a Língua Portuguesa como oficial. Os participantes puderam interagir, fazendo perguntas e pontuações, em comparação com o Brasil, para a discussão de outros temas, como a intolerância aos imigrantes e aos refugiados de guerra.
Em seguida, Paulo exibiu fotografias do livro “Êxodos”, de Sebastião Salgado. A proposta da atividade foi desenvolver um debate. Os participantes formaram pequenos grupos para analisar as fotos e posteriormente debaterem sobre as diferentes interpretações. Cada equipe utilizou um recurso para exteriorizar sua perspectiva. Entre poemas, análise de expressões e de ambiente, os temas abordados foram conflitos políticos, a separação de pobres e ricos e a semelhança de realidades em diversos países.
Para finalizar, Fernanda de Paula Xavier, da Divisão Pedagógica (DIPED), agradeceu a presença de todos os participantes e de Paulo, que retribuiu o gesto à DRE pelo convite feito. “Não vim trazer a verdade. São experiências minhas, pelo tempo em que morei em Cabo Verde. Isso é um pouco do meu olhar, não o da verdade. O mais importante é construir esse olhar de humano para humano, para obter conhecimento do que é o outro”, disse o educador.
Notícias Mais Recentes
Educação Especial
Mais de 3 mil profissionais participam de formação para apoiar o público da Educação Especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
DRE São Miguel promove aulas paralímpicas gratuitas em CEUs da região
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar
Secretaria Municipal de Educação
Atleta do CEU Paraisópolis garante vaga na Seleção Brasileira de Flag Football para os Jogos da Juventude 2026
Secretaria Municipal de Educação
Dia da Internet Segura debate uso responsável da inteligência artificial na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Monteiro Lobato apresenta modelo de autosserviço na volta às aulas
Relacionadas
Mais de 3 mil profissionais participam de formação para apoiar o público da Educação Especial
Publicado em: 10/02/2026 5h20 - em Educação Especial
DRE São Miguel promove aulas paralímpicas gratuitas em CEUs da região
Publicado em: 10/02/2026 2h52 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Prefeitura de São Paulo promove formação para novas Mães Guardiãs da Alimentação Escolar
Publicado em: 10/02/2026 12h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Atleta do CEU Paraisópolis garante vaga na Seleção Brasileira de Flag Football para os Jogos da Juventude 2026
Publicado em: 10/02/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia da Internet Segura debate uso responsável da inteligência artificial na Rede Municipal
Publicado em: 09/02/2026 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação