Notícias

Seminário de Educação Ambiental

Participantes refletiram sobre os caminhos possíveis para construção de uma escola sustentável

Publicado em: 13/11/2018 11h19 | Atualizado em: 30/11/2020

ed_ambiental_seminario_740_x_430.jpg

Ocorreu nesta terça-feira, 6 de novembro, o “Seminário de Educação Ambiental: caminhos possíveis para construção de uma escola sustentável”. Evento foi promovido pela Coordenadoria Pedagógica (COPED), Núcleo Técnico de Currículo – Educação Ambiental em parceria com Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) e aconteceu no campus Liberdade da Universidade Cruzeiro do Sul.

Os professores responsáveis pelo Núcleo de Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Educação (SME), Claudia Abrahão Hamada e Clodoaldo Gomes de Alencar Junior, fizeram a fala de abertura enfatizando que Educação Ambiental deve ser voltada para a solução de problemas concretos em relação ao Meio Ambiente, formando pessoas ativas que transformam o meio em que estão inseridas. Falaram também que a Educação Ambiental deve ser tratada considerando as esferas locais e globais, numa abordagem Sócio Ambiental, assim como orientam a Matriz de Saberes, o Currículo da Cidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Na sequencia, o professor Emanuel Pinheiro Junior, diretor do Núcleo de Educação Integral da SME, falou sobre Educação Integral em Tempo Integral e sobre a necessidade da escola oportunizar uma “educação integral, integrada e integradora”. Ele enfatizou os cinco eixos (físico, intelectual, emocional, social, cultural) que podem ser trabalhados nas atividades de extensão de jornada e que possibilitam a integração dos saberes e a formação integral das pessoas – sempre integradas às diretrizes pedagógicas da SME, ao Projeto Político Pedagógico das escolas e tendo em vista as necessidades de aprendizagem e especificidades dos estudantes.

Os participantes do encontro também puderam conhecer a história de Lilian (9 anos) e Lana (11 anos). Duas garotas sírias que desembarcaram no Brasil em 2017 e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Nogueira Filho, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. As irmãs contaram sobre a experiência de terem saído do país de origem e a chegada no Brasil. Falaram das primeiras impressões, do acolhimento da escola, das aprendizagens que conquistaram e dos projetos de extensão de jornada que participam na EMEF. Assista a íntegra da apresentação das garotas.

Rosana Louro Ferreira Silva, professora do Instituto de Biociências do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e assessora do Núcleo de Educação Ambiental da SME palestrou sobre os “Espaços educadores e aprendizagem social na construção de escolas sustentáveis” e propôs que, em grupos, os participantes discutissem sobre cinco questões norteadoras para a construção de uma escola sustentável. Ao final, cada grupo pode relatar os seus apontamentos.

ed_ambiental_seminario_2_740_x_430.jpg

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, a Matriz de Saberes e o Currículo da Cidade nortearam as discussões, potencializando o percurso realizado até o momento e projetando ações ancoradas na perspectiva de espaços educadores e aprendizagem social na construção de escolas sustentáveis. O êxito do processo de formação se dá quando existe a participação efetiva de seus profissionais. Pautados por essa premissa e com o objetivo de garantir o fortalecimento e a qualidade das ações, é que propusemos o evento”, diz Claudia Abrahao Hamada, do Núcleo de Educação Ambiental.

Veja a galeria de imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

Grupo de crianças andando com suas motocas no centro de São Paulo. As crianças usam coletes verdes. A frente do grupo a professora conversa com elas e movimenta as mãos como se fosse bater palmas. Ao redor do grupo há trabalhadores e pedestres que caminham pelo local.

Estudantes da Rede Municipal de 4 e 5 anos exploram o centro de São Paulo com suas motocas

Publicado em: 16/08/2022 1h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de Educação Infantil sentada no chão. Ela está contando uma história para as crianças pequenas que estão sentadas ao seu redor, as crianças olham para sua mão gesticulando no ar acima da sua cabeça.

SME convoca mais 353 profissionais da educação

Publicado em: 16/08/2022 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
1 2 3 1.262