Seminário de Educação Ambiental

Participantes refletiram sobre os caminhos possíveis para construção de uma escola sustentável

Publicado em: 13/11/2018 11h19 | Atualizado em: 30/11/2020

ed_ambiental_seminario_740_x_430.jpg

Ocorreu nesta terça-feira, 6 de novembro, o “Seminário de Educação Ambiental: caminhos possíveis para construção de uma escola sustentável”. Evento foi promovido pela Coordenadoria Pedagógica (COPED), Núcleo Técnico de Currículo – Educação Ambiental em parceria com Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) e aconteceu no campus Liberdade da Universidade Cruzeiro do Sul.

Os professores responsáveis pelo Núcleo de Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Educação (SME), Claudia Abrahão Hamada e Clodoaldo Gomes de Alencar Junior, fizeram a fala de abertura enfatizando que Educação Ambiental deve ser voltada para a solução de problemas concretos em relação ao Meio Ambiente, formando pessoas ativas que transformam o meio em que estão inseridas. Falaram também que a Educação Ambiental deve ser tratada considerando as esferas locais e globais, numa abordagem Sócio Ambiental, assim como orientam a Matriz de Saberes, o Currículo da Cidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Na sequencia, o professor Emanuel Pinheiro Junior, diretor do Núcleo de Educação Integral da SME, falou sobre Educação Integral em Tempo Integral e sobre a necessidade da escola oportunizar uma “educação integral, integrada e integradora”. Ele enfatizou os cinco eixos (físico, intelectual, emocional, social, cultural) que podem ser trabalhados nas atividades de extensão de jornada e que possibilitam a integração dos saberes e a formação integral das pessoas – sempre integradas às diretrizes pedagógicas da SME, ao Projeto Político Pedagógico das escolas e tendo em vista as necessidades de aprendizagem e especificidades dos estudantes.

Os participantes do encontro também puderam conhecer a história de Lilian (9 anos) e Lana (11 anos). Duas garotas sírias que desembarcaram no Brasil em 2017 e estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Nogueira Filho, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. As irmãs contaram sobre a experiência de terem saído do país de origem e a chegada no Brasil. Falaram das primeiras impressões, do acolhimento da escola, das aprendizagens que conquistaram e dos projetos de extensão de jornada que participam na EMEF. Assista a íntegra da apresentação das garotas.

Rosana Louro Ferreira Silva, professora do Instituto de Biociências do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e assessora do Núcleo de Educação Ambiental da SME palestrou sobre os “Espaços educadores e aprendizagem social na construção de escolas sustentáveis” e propôs que, em grupos, os participantes discutissem sobre cinco questões norteadoras para a construção de uma escola sustentável. Ao final, cada grupo pode relatar os seus apontamentos.

ed_ambiental_seminario_2_740_x_430.jpg

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, a Matriz de Saberes e o Currículo da Cidade nortearam as discussões, potencializando o percurso realizado até o momento e projetando ações ancoradas na perspectiva de espaços educadores e aprendizagem social na construção de escolas sustentáveis. O êxito do processo de formação se dá quando existe a participação efetiva de seus profissionais. Pautados por essa premissa e com o objetivo de garantir o fortalecimento e a qualidade das ações, é que propusemos o evento”, diz Claudia Abrahao Hamada, do Núcleo de Educação Ambiental.

Veja a galeria de imagens do evento.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar