Notícias

Seminário da DRE São Miguel, primeiro do ciclo da escuta ativa, ocorre nesta segunda-feira

Entre os inscritos, sete serão oradores; inscrições para os próximos encontros estão abertas

Publicado em: 10/09/2021 18h48 | Atualizado em: 10/09/2021
Imagem de uma pessoa de costas, ela está vira para a tela de um computador onde aparecem três mulheres em reunião.

O primeiro seminário do ciclo de escuta ativa realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal será com os profissionais da DRE São Miguel e ocorre nesta segunda-feira (13). O encontro será on-line, das 15h às 17h30, pela plataforma virtual zoom.

Entre os inscritos, sete pessoas solicitaram a participação como oradores e terão oportunidade de expor suas reflexões durante o evento. São elas: Adriana Ferreira da Silva, Marcos Gomes, Maria de Fátima Silva Bicalho, Sandro Ribeiro Chagas, Solange Oliveira Ferreira, Thais Oliboni e Cecília Aquino de Almeida.

No total, o seminário terá 13 encontros regionais, realizados de forma on-line, considerando as escolas pertencentes a cada Diretoria Regional de Educação. A proposta é que as reuniões sejam espaços democráticos de discussão envolvendo todos os profissionais da rede municipal.

Os próximos encontros serão no dia 20 de setembro (veja o cronograma abaixo) e as inscrições ainda podem ser feitas. Para o segundo bloco, as inscrições devem ser realizadas entre 4 e 12 de outubro na página do evento Escuta Ativa.

Todos os profissionais da rede municipal de ensino podem participar, mas devem se inscrever pelo link da regional em que atua e preencher o formulário de inscrição. Também haverá a possibilidade de atuar na condição de orador apresentando suas reflexões sobre o tema por dez minutos.

Os debates também vão reunir e sistematizar contribuições dos educadores e educadoras que podem contribuir com a melhoria de qualidade das políticas públicas implementadas pela SME.

O ciclo será desenvolvido em quatro eixos principais: escola pública de qualidade; prática pedagógica; princípios e diretrizes da escola no contexto da pandemia; e período pós pandemia.

Cronograma

DRE São Miguel, DRE São Mateus, DRE Santo Amaro, DRE Pirituba, DRE Penha, DRE Jaçanã/Tremembé, DRE Itaquera

DRE São Miguel
Data 13/set
Horário 15h às 17h30

DRE São Mateus
Data 20/set
Horário 1oh30 às 13h

DRE Santo Amaro
Data 20/set
Horário 15h às 17h30

DRE Pirituba
Data 27/set
Horário 1oh30 às 13h

DRE Penha
Data 27/set
Horário 15h às 17h30

DRE Jaçanã/Tremembé
Data 04/out
Horário 1oh30 às 13h

DRE Itaquera
Data 04/out
Horário 15h às 17h30


DRE Ipiranga, DRE Guaianases, DRE Freguesia/Brasilândia, DRE Capela do Socorro, DRE Campo Limpo, DRE Butantã

Inscrição de 04/out a 12/out – Sorteio dia 13/set

DRE Ipiranga
Data 18/out
Horário 1oh30 às 13h

DRE Guaianases
Data 18/out
Horário 15h às 17h30

DRE Freguesia/Brasilândia
Data 25/out
Horário 1oh30 às 13h

DRE Capela do Socorro
Data 25/out
Horário 15h às 17h30

DRE Campo Limpo
Data 08/nov
Horário 1oh30 às 13h

DRE Butantã
Data 08/nov
Horário 15h às 17h30

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

magem horizontal com fundo azul-escuro e composição gráfica circular formada por formas geométricas em verde-claro, azul-petróleo, laranja, rosa e lilás. No centro, sobre um círculo azul-escuro, aparece o texto “Prêmio LED – Luz na Educação”, com “LED” em letras grandes na cor verde-claro e o símbolo do prêmio ao lado.

Prêmio LED abre inscrições para projetos de inovação na educação 

Publicado em: 18/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com fundo branco e bordas coloridas e o texto

Curtas na Escola anuncia finalistas da 1ª edição do Festival de Cinema Estudantil

Publicado em: 18/08/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco e moldura roxa arredondada. Na parte superior, há figuras humanas estilizadas e coloridas, representando diversidade e inclusão, incluindo uma figura em cadeira de rodas. Ao centro, aparece a palavra “ALUNO” em letras grandes, brancas com contorno azul. Abaixo, está a palavra “Monitor” escrita em letras cursivas na cor roxa.

Dia dos Monitores na Escola promove debates sobre cidadania digital 

Publicado em: 18/08/2026 12h18 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de um bebê de costas olhando as páginas de um livro.

Dia da Família reúne crianças, familiares e equipe escolar em piquenique

Publicado em: 18/08/2026 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Mulher sentada atrás da mesa lendo um livro de capa ver que segura com a mão esquerda.

Casa Sérgio Buarque de Holanda recebe segunda atividade do Ciclo Buarqueano

Publicado em: 17/08/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.689