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Seminário Busca por Soluções Inovadores apresenta práticas das OSCs parcerias da Secretaria Municipal de Educação

A ação tem como finalidade estimular, divulgar e valorizar as ações desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil indiretos e parceiros

Publicado em: 17/06/2024 16h26 | Atualizado em: 26/06/2024
Seminário Busca Por Soluções Inovadoras

Para valorizar as práticas inovadoras desenvolvidas pelas (OSCs) nos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, nesta segunda-feira (17), o Seminário “Busca por Soluções Inovadoras” na Sala São Paulo. O evento reuniu mais de 1.200 mil professores, gestores e demais profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com a presença do prefeito Ricardo Nunes acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

O Seminário teve como objetivo estimular, divulgar e valorizar as ações desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil indiretos e parceiros, que contribuam para a melhoria da qualidade de prestação de serviços com ênfase no fazer administrativo. O evento também promoveu a integração, o diálogo e a troca de experiências entre os profissionais. As OSCs puderam se inscrever em umas ou mais categorias que incluíam: Tecnologia e Automação, Recursos Humanos, Participação Comunitária, Gestão Administrativa/Financeira, Cidade Educadora e Ambientes.

Uma comissão especial, composta por cinco servidores das áreas técnicas da SME, analisou e selecionou os projetos que se destacaram em cada categoria. Foram mais de 90 projetos inscritos para participar. Os projetos selecionados foram apresentados para todos os participantes e os profissionais foram contemplados com certificado de participação. Os que ficaram em primeiro lugar foram contemplados com troféu. 

Atualmente a SME tem parceria com 669 OSCs que atuam em mais de 2 mil unidades educacionais. É através da parceria com as OSCs e a ampliação de vagas nos CEIs já existentes que a Prefeitura de São Paulo não possui fila para creches pelo quarto ano consecutivo, garantindo atendimento para todas as famílias cadastradas. São cerca de 326 mil bebês e crianças de 0 a 3 anos matriculados na Rede Municipal de Ensino (RME). 

“É uma grande alegria reunir os parceiros da SME que diariamente nos ajudam nesse compromisso de promover o acesso à educação nesse período tão importante que é a primeira infância. Além de garantir vagas para todas as famílias cadastradas, realizamos um atendimento de qualidade com profissionais capacitados para promover estímulos e vivências para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças”, destacou o Secretário Fernando Padula. 

O Secretário também destacou outras importantes ações desenvolvidas pela SME para valorização dos profissionais da rede conveniada, entre elas o pagamento do prêmio que faz parte do Programa Mais Integração anunciado desde 2022 como uma política pública de incentivo aos profissionais que atuam nas unidades parceiras e conveniadas. O valor pode chegar a R$ 6 mil e é calculado de acordo com critérios estabelecidos por Instrução Normativa. 

Confira os projetos selecionados em cada categoria:

Tecnologia e automação

Iniciativas que contribuam para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Unidade, mediante uso de máquinas, equipamentos e sistemas informatizados; 

  1. Projeto: “Tubarons: automatizando a entrada e saída de alunos com segurança e eficiência”

OSC: Associação Beneficente Kairós 

Implantado em 6 CEIs

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A Organização desenvolveu um aplicativo de leitura “QR CODE” impresso no ato da matrícula, preso na mochila das crianças, para que as famílias recebam mensagem em tempo real, pelo whatsapp ou SMS, na entrada e saída, mesmo que antecipada, dos bebês e crianças.

Além disso, por meio desse aplicativo, foi possível que as educadoras da cozinha recebam o cálculo da quantidade de alimentos que deve ser preparado baseado no porcionamento de cada item e se a criança que necessita de dieta especial está presente naquele dia.

O projeto trouxe eficiência na organização do cotidiano, agilidade na elaboração do cardápio e, sobretudo, tranquilidade e satisfação para as famílias.

  1. Projeto: “Plenarinho”

OSC: Associação Beneficente Comunitária Therezinha de Jesus 

CEI Sementinha do Amanhã 

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Num ambiente planejado em formato de “PODCAST” o CEI desenvolveu projeto para incentivar a participação das crianças em assuntos de seu interesse, evidenciando o protagonismo.

Nesse espaço as crianças são convidadas a discutir e decidir temáticas do dia a dia, e a reunião é disponibilizada para as famílias assistirem.

Além disso, recebem convidados para participação no Podcast que levam informação à comunidade educativa de vários assuntos relacionados ao Projeto Pedagógico do CEI ou de interesse das famílias.

Recursos Humanos

Propostas que colaborem para permanência, redução do absenteísmo e formação continuada

  1. Projeto: “Uma Jornada de Transformação: Kairos Cultural em Ação”

OSC: Associação Beneficente Kairos 

Implantado em 19 unidades

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As paradas pedagógicas previstas no calendário de atividades das Unidades Educacionais visam a formação continuada dos profissionais com vistas a melhoria da prática. Nesse projeto a formação extrapolou os muros do CEI e as professoras foram convidadas para um passeio à cidade do Rio de Janeiro, ampliando repertório cultural, visitando os mais famosos pontos turísticos e históricos da cidade que já foi a capital do país.

Para as educadoras da cozinha o destino foi Paraty, com direito a visita em uma cozinha Quilombola. As profissionais puderam colocar a “mão na massa” literalmente, desfrutando das especificidades dessa culinária. Com essa ampliação do repertório, as crianças, já de volta ao CEI, puderam experimentar diferentes receitas que foram aprendidas nessa experiência.

Participação comunitária

Projetos desenvolvidos em conjunto com as famílias, com participação direta dos pais/responsáveis, que fortaleçam a parentalidade

  1. Projeto: “Gibis com histórias reais

OSC: Centro de Integração à Cultura – CICLECA 

CEI Mundo da Alegria II

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Após identificarem nas rodas de conversa que as crianças não conheciam os educadores da unidade, a Gestão Escolar desenvolveu um Gibi para apresentar às crianças e famílias os colaboradores do CEI de forma criativa e divertida, promovendo acolhimento e integração.

Com o sucesso da ação e a empolgação da comunidade educativa, o CEI ampliou o projeto e começaram a produzir Gibis que contassem a vidas das crianças e suas famílias.

O projeto é sucesso e evidencia o protagonismo das crianças e a participação das famílias que narram suas próprias histórias.

  1. Projeto: “Inclusão dos povos migrante” 

OSC: ONG Pleno Viver 

CEI Pintando o Saber 

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Diante do elevado número de bebês e crianças nascidos ou com familiares nascidos na Bolívia, a comunidade educativa observou que as famílias não se sentiam pertencentes ao ambiente escolar, pois muitas vezes não compreendiam as propostas, por dificuldade na comunicação.

Com a premissa que ninguém poderia ficar de fora, decidiram que a comunicação do CEI deveria contemplar a todos utilizando duas línguas: português e espanhol.

Sendo assim, a partir daquele momento os cartazes, bilhetes, placas de identificação e até os formulários do INDIQ – Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana – foram traduzidos para o espanhol, para que todos pudessem ter acesso e compreensão.

Após essa iniciativa, as famílias se sentiram respeitadas em sua especificidade e começaram a participar muito mais das ações do CEI, compreendendo que ali era um ambiente seguro, integrador e acolhedor.

Gestão administrativa/financeira

Iniciativas que assegurem maior eficiência no uso dos recursos

  1. Projeto: “Cozinha Tech”

OSC: ONG Pleno Viver 

CEI Jardim Santa Terezinha

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Com uso da tecnologia, a Organização equipou a cozinha da unidade com um forno que possibilita o preparo de vários alimentos de maneira rápida e concomitante e em diferentes preparos.

Além disso, com uma moderna máquina de lavar louça, as colaboradoras conseguem higienizar os utensílios de maneira mais adequada e rápida, possibilitando que façam preparos mais elaborados dos pratos das crianças.

O projeto trouxe muita eficiência na organização cotidiana da cozinha do CEI, economia nos custos de água e energia e foi super aprovada pelas educadoras que usam o equipamento diariamente.

Cidade Educadora

Experiências que oportunizam aos bebês e crianças a conhecerem o mundo exterior das unidades, aprendendo e desenvolvendo novas habilidades e realidades

  1. Projeto: “Aventureiros”

OSC: Associação Beneficente Comunitária Therezinha de Jesus

CEI Sementinha de Esperança

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Após uma criança trazer para a roda de conversa que em casa, sua família havia comentado sobre a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, a professora percebeu o quanto a situação havia o sensibilizado e explorou o tema com toda a turma.

Como consequência dessa conversa nasceu uma campanha de arrecadação com vídeos das crianças pedindo à comunidade escolar que contribuíssem com alimentos, leites, fraldas, entre outros.

Depois de arrecadarem uma grande quantidade de doações, as crianças e educadoras foram entregar os itens arrecadados numa agência do Correios, com o auxílio de um Transporte Escolar.

O projeto contagiou as crianças, oportunizou a reflexão de valores humanos e contou com a participação das famílias que apoiaram a iniciativa e fizeram questão de participar. Foi a vitória da solidariedade!

Ambientes

Utilização dos espaços internos das unidades com materiais, mobiliários, utensílios e espaços, que potencializam o desenvolvimento e autonomia dos bebês e crianças, em especial o contato com o “verde” e com o mundo literário. 

  1. Projeto: “Sei ser verde”

OSC: Instituto em prol da Educação Infantil Crianças Espetaculares 

implantado em 14 unidades

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Pensando em atividades de sustentabilidade que poderia ser desenvolvido com a participação direta das crianças no espaço do CEI, a Organização promoveu o projeto utilizando material do cotidiano.

Propondo a montagem de uma composteira caseira em cada unidade, reutilizando os resíduos dos alimentos das refeições e com minhocas californianas, que passou a produzir biofertilizantes (chorume).

Ampliando o alcance do projeto, tiveram a ideia de germinação do maracujá, separando as sementes, fazendo o processo de secagem numa estufa caseira num potinho de sorvete e a mistura da terra com o produto da composteira, o humus.

As crianças participaram de todo o processo com as professoras, a montagem da composteira, a mistura dos resíduos, a separação das sementes.

As famílias ganharam mudas de maracujá e o biofertilizante, para que as crianças pudessem ter a mesma experiência em casa com a família.

Em todas as unidades o projeto tem grande participação das crianças que vivem no dia a dia o desenvolvimento de todas suas etapas, oportunizando diferentes experiências, protagonismo, interação, contato com a natureza, além da participação das famílias, já que as crianças adoram a ideia de ter seu próprio maracujazeiro em casa.

  1. Projeto: “Variáveis que revelam a potência do brincar”

OSC: Instituto Criança Cidadã

CEI Cândido António José Francisco

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Através da escuta atenta das vontades, expectativas e preferências dos bebês e crianças o CEI organizou espaços que oportunizam diferentes experiências que favorecem o desenvolvimento das crianças.

Toda equipe da unidade educacional – professoras, equipe de apoio e administrativa – está voltada a proporcionar e viabilizar atividades que tenham intenção de oportunizar novas aprendizagens utilizando elementos da natureza, livros, tintas, luzes e diversos materiais deixando o cotidiano divertido, interessante e criativo!

  1. Projeto: “Leitura Literária”

OSC: Instituto Social e Educacional Florescer 

CEI Elza Soares

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Na perspectiva de ampliação do repertório cultural das crianças, a equipe gestora decidiu “invadir” os espaços do CEI com literatura!

Nos vários ambientes da unidade e em diversas atividades os bebês e crianças tiveram a oportunidade de explorar livros de diferentes gêneros literários.

Foram organizados chás literários, leitura na banheira, “spa” com leitura, enfim uma série de momentos em que a proposta pedagógica incluía a leitura literária de forma criativa e divertida.

 

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