Notícias

Semana Paulo Freire discute práticas para a Educação de Jovens e Adultos

Ação aconteceu em diversos pontos da cidade e contou com discussões, eventos on-line, mostras culturais, entre outros

Publicado em: 03/10/2022 16h41 | Atualizado em: 03/10/2022
Fotografia de um palco com cortinas vermelhas e um telão com a imagem de Paulo Freire onde se lê "Semana Paulo Freire - DRE Santo Amaro - Os desafios da educação contemporânea na perspectiva freiriana". No canto esquerdo do palco duas mulher em pé,
Palestra com a Profª. Ms. Milena Marques Micossi, Doutoranda em Educação pela PUC, com o tema “Os desafios da Educação Contemporânea na perspectiva freiriana”.

Com intuito de evidenciar as práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na capital, a  Divisão de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, realizou a Semana Paulo Freire, de 26 a 30 de setembro, com atividades em diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Entre as atividades realizadas na capital com educandos e educadores aconteceram encontros online para as unidades educacionais apresentarem suas discussões, apresentações culturais, conversas com serviços do território como CAPES e outras entidades da sociedade civil, oficinas e saraus.

Na DRE Freguesia-Brasilândia, por exemplo, as EMEFs Cecília Moraes de Vasconcelos e Milton Campos, promoveram encontros para refletir e homenagear Paulo freire, respectivamente, com apresentações de poesia, coral, jogral; e cada dia da semana foi trabalhado a importância de Freire para a Educação, em especial para a EJA, com vídeos, leituras e reflexões com os estudantes.

A Semana Paulo Freire teve início em 2020 no centenário de Paulo Freire e está prevista no calendário anual da SME. A ação tem o intuito de evidenciar as práticas no território de cada DRE.

Abertura da Semana na DRE Santo Amaro

Fotografia de um palco com 16 pessoas em pé e de mão dadas.
Final da apresentação da EMEF Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz sobre o Projeto EJA em Movimento, que é realizado na unidade escolar.

Na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro o evento de abertura aconteceu no CEU Alvarenga, dia 27 de setembro, e contou com cerimonial, palestra da Profª Ms. Milena Marques Micossi e apresentações culturais. As unidades com EJA tiveram oportunidade de destacar seus projetos para todos os presentes.

Participaram do evento as EMEFs Des. Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, Pe. Aldo da Tofori, Cacilda Becker, Proª Elza Maia, Profº Carlos Augusto de Queiroz, Dep. João Sussumu Hirata, Bernardo O’Higgins e o CIEJA Francisco Hernani A. Facundo Leite.

Ao longo da semana as unidades ainda realizaram saraus, mostras culturais, sessões de cinema e oficinas que foram desenvolvidas nas próprias unidades.

Conheça a página da Educação de Jovens e Adultos da SME-SP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300