Semana Paulo Freire discute práticas para a Educação de Jovens e Adultos

Ação aconteceu em diversos pontos da cidade e contou com discussões, eventos on-line, mostras culturais, entre outros

Publicado em: 03/10/2022 16h41 | Atualizado em: 03/10/2022
Fotografia de um palco com cortinas vermelhas e um telão com a imagem de Paulo Freire onde se lê "Semana Paulo Freire - DRE Santo Amaro - Os desafios da educação contemporânea na perspectiva freiriana". No canto esquerdo do palco duas mulher em pé,

Palestra com a Profª. Ms. Milena Marques Micossi, Doutoranda em Educação pela PUC, com o tema “Os desafios da Educação Contemporânea na perspectiva freiriana”.

Com intuito de evidenciar as práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na capital, a  Divisão de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, realizou a Semana Paulo Freire, de 26 a 30 de setembro, com atividades em diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Entre as atividades realizadas na capital com educandos e educadores aconteceram encontros online para as unidades educacionais apresentarem suas discussões, apresentações culturais, conversas com serviços do território como CAPES e outras entidades da sociedade civil, oficinas e saraus.

Na DRE Freguesia-Brasilândia, por exemplo, as EMEFs Cecília Moraes de Vasconcelos e Milton Campos, promoveram encontros para refletir e homenagear Paulo freire, respectivamente, com apresentações de poesia, coral, jogral; e cada dia da semana foi trabalhado a importância de Freire para a Educação, em especial para a EJA, com vídeos, leituras e reflexões com os estudantes.

A Semana Paulo Freire teve início em 2020 no centenário de Paulo Freire e está prevista no calendário anual da SME. A ação tem o intuito de evidenciar as práticas no território de cada DRE.

Abertura da Semana na DRE Santo Amaro

Fotografia de um palco com 16 pessoas em pé e de mão dadas.

Final da apresentação da EMEF Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz sobre o Projeto EJA em Movimento, que é realizado na unidade escolar.

Na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro o evento de abertura aconteceu no CEU Alvarenga, dia 27 de setembro, e contou com cerimonial, palestra da Profª Ms. Milena Marques Micossi e apresentações culturais. As unidades com EJA tiveram oportunidade de destacar seus projetos para todos os presentes.

Participaram do evento as EMEFs Des. Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, Pe. Aldo da Tofori, Cacilda Becker, Proª Elza Maia, Profº Carlos Augusto de Queiroz, Dep. João Sussumu Hirata, Bernardo O’Higgins e o CIEJA Francisco Hernani A. Facundo Leite.

Ao longo da semana as unidades ainda realizaram saraus, mostras culturais, sessões de cinema e oficinas que foram desenvolvidas nas próprias unidades.

Conheça a página da Educação de Jovens e Adultos da SME-SP.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação