Semana Mundial do Brincar na EMEF Prof.º Neir Augusto Lopes

Iniciativa proporcionou contato dos estudantes com a cultura, poesia, música e jogos

Publicado em: 06/06/2018 8h23 | Atualizado em: 30/11/2020

semana_brincar_neir_principal_740x430.jpg

Entre 20 e 28 de maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Neir Augusto Lopes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, participou da Semana Mundial do Brincar, uma ação promovida pela Aliança pela Infância no Brasil com o objetivo de contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar.

Baseando-se no Projeto Político Pedagógico da escola, que tem como tema Artes e a Cultura Africana e Afrobrasileira, foram realizadas diversas atividades, como oficina de capoeira com berimbau e musicalidade, promovida pela professora Marcia e os 4°s anos, campeonato de futebol de videogame com a professora Liliane e os 4°s e 5°s anos, oficina de hip hop com os 8°s anos e com grupo Embate Verbal e a ação “Play games in English”, com a professora Maria José e os 6°s anos.

“É importante frisar que o brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para o estudante, mas são meios privilegiados deles expressarem os seus sentimentos e aprenderem”, comenta Marcia Bispo, Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL) e do projeto de xadrez.

A POSL ainda ressalta que brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização do aluno, permitindo-lhe aprender a partilhar, cooperar, comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua autoimagem e autoestima.

semana_brincar_1.jpg
Oficina de capoeira com a professora Marcia e os 4°s anos

semana_brincar_2.jpg
Torneio especial com alunos do projeto de Xadrez – acompanhamento da professora Marcia

semana_brincar_4.jpg
Jogos de mesa com a professora Maria José e os 6°s anos.

semana_brincar_5.jpg
Oficina de Hip hop dos 8°s anos com grupo Embate Verbal

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar