Notícias

Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

Bibliotecas, Salas de Leitura e AEL promoverão diversas atividades de estímulo à leitura e ao estudo

Publicado em: 04/04/2018 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020

semana de leitura gd.jpg

Entre os dias 9 e 13 de abril, conforme instituído pela Lei 14.999/09, será realizada na cidade de São Paulo a 7ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e outros segmentos como editoras, autores e bibliotecas comunitárias.

A exemplo das edições anteriores, a programação traz estudantes e professores(as) da Rede Municipal como protagonistas, sobretudo aqueles envolvidos nas atividades e projetos das Salas e Espaços de Leitura, nas Academias Estudantis de Letras das Unidades Escolares, além dos bibliotecários dos Centros Educacionais Unificados (CEU). A Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura busca valorizar e dar visibilidade às ações, projetos e atividades pedagógicas voltadas ao estudo e à leitura e que já são desenvolvidas cotidianamente nas unidades educacionais e nas Bibliotecas CEU, por meio dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação.

A organização das atividades prevê o destaque aos gêneros contos, minicontos e microcontos. Aproveitando as obras que contemplam esses gêneros e que estão disponíveis no acervo das Salas e Espaços de Leitura, entre os dias 9 e 13 de abril, serão estimuladas e divulgadas as atividades que já fazem parte das ações das unidades tais como: Sessões Simultâneas de Leitura, nos moldes do Leituraço!, contação de histórias, saraus, ações de mediação de leitura, piqueniques literários, leitura dramática, exposições temáticas, entre outras. Esses momentos serão o ponto de partida para um trabalho com destaque a esses gêneros, a ser desenvolvido ao longo do ano, também com a produção do Volume III do livro “Descobrir-se Autor”, publicação que apresentará contos produzidos coletivamente pelos participantes das AELs.

A abertura da Semana será realizada na segunda, dia 9, no CEU Aricanduva, das 9h às 12h. Estão programadas intervenções e apresentações de Academias Estudantis de Letras (AEL) e de estudantes mediadores de leitura de escolas da DRE Itaquera e DRE São Mateus. O evento contará também com a participação dos escritores Marcelino Freire e Samir Mesquita. Com produção significativa de minicontos e microcontos, os autores falarão sobre esses gêneros textuais tão identificados com o leitor contemporâneo.

No dia 11 de abril, às 18h30, no CEU Heliópolis, ocorrerá uma atividade com o grupo “Guardiões da Biblioteca” pautada no livro “Tudo vai dar certo”, adaptação de Cedella Marley inspirada na música “Three Little Birds”, do cantor e compositor jamaicano Bob Marley. O grupo é formado por crianças da comunidade que estavam em situação de vulnerabilidade e que, por meio deste projeto, que trabalha com a literatura como forma de resgate social, estão mudando a forma de lidar com situações adversas do cotidiano.

A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 13, às 13h, na Câmara de Vereadores de São Paulo. Estão planejadas intervenções e apresentações de estudantes, Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs), Coordenadores de AEL e bibliotecários dos CEUs da DRE Ipiranga, DRE Pirituba e DRE São Miguel Paulista. Também participarão do evento os jovens autores Wesley Carlos Soares (EMEF Badra) e Jhonatam Bueno (EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz).

A participação nos eventos de abertura e encerramento é aberta aos estudantes, professores, bibliotecários e gestores da Rede Municipal de Ensino, sem inscrição prévia, mas limitada à lotação dos espaços (400 lugares).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.642