Notícias

Semana de Arte Moderna da AEL na DRE Penha

AELs apresentaram obras autorais, releituras e adaptações de grandes sucessos literários

Publicado em: 16/11/2017 13h52 | Atualizado em: 30/11/2020

Semana_da_arte_DRE_Penha_740_x_430.jpg

Entre 16 e 21 de outubro, ocorreu a “Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL)”. Nos dias 16 e 17, as AELs pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha realizaram apresentações artísticas e culturais.

No primeiro dia, no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, se apresentaram as academias das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) AEL Fernando Pessoa, da EMEF João Pinheiro, AEL Padre Antônio Vieira, da EMEF de mesmo nome, AEL Lygia Fagundes Telles, da EMEF Otávio Mangabeira,
AEL Chico Buarque de Holanda, da EMEF Anália Franco Bastos, AEL Pedro Bandeira, do CEU EMEF Rosângela Rodrigues Vieira, AEL Luis Fernando Verissimo, da EMEF Abraão de Moraes, AEL Cora Coralina, da EMEF Luis Washington Vita, AEL Guilherme de Almeida, da EMEF de mesmo nome e a AEL João Cabral de Melo Neto, da EMEF Humberto de Campos.

No segundo dia, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, as apresentações aconteceram e ficaram por conta das academias Eva Funari, da EMEF Barão de Mauá, AEL Rubem Alves, da EMEF Profº Maestro Alex Martins, AEL Machado de Assis, da EMEF Silvio Flaming, AEL Ricardo Azevedo, da EMEF Dona Jenny Gomes, AEL Guimarães Rosa, da EMEF Assad Abdala, AEL Clarice Lispector, da EMEF Dr. Fabio da Silva Prado e a AEL Vinicius, de Moraes da EMEF Firmino Tibúrcio da Costa.

Além das academias que se apresentaram, outras quatro compareceram ao evento para prestigiar as apresentações, a AEL Tatiana Belinky, da EMEF Profº Wanny Salgado Rocha, AEL Cecília Meireles, da EMEF de mesmo nome, AEL Arnaldo Antunes, da EMEF CEU Antônio Carlos Rocha e a AEL Marina Colasanti, da EMEF 19 de Novembro.

Todas as encenações das AELs foram produzidas em conjunto, um trabalho em equipe que teve como resultado obras autorais, releituras e adaptações de grandes sucessos literários como “A Cartomante”, de Machado de Assis, “O Auto da Compadecida – O Julgamento final”, de Ariano Suassuna, “Morte e Vida Severina”, do escritor João Cabral de Melo Neto e “Os Saltimbancos”, inspirado na obra do cantor e escritor Chico Buarque.

As alunas Giovana, Iolanda e Janete, do quarto ano da EMEF Luis Washington Vita, disseram que ficaram muito felizes em participar da Semana de Arte Moderna da AEL porque puderam aprender sobre literatura, poesia e os autores. Já os alunos do sétimo e oitavo anos da EMEF Guilherme de Almeida, Ryan, Isabele e Laura, afirmaram que as aulas de teatro os ajudaram a perder a timidez e que a AEL plantou neles uma vontade de, futuramente, trabalhar com teatro e literatura.

Thalita Garcia Lopes, atualmente membro da divisão pedagógica (DIPED) e responsável pelas AELs da DRE Penha, foi uma das fundadoras da AEL Cora Coralina, em 2013, na EMEF Luis Washington Vita. Ela considera o projeto muito significativo principalmente para as crianças, que aprendem mais sobre literatura, criam uma relação com os seus amigos literários e passam a ter um convívio muito mais harmonioso com os colegas.

“Neste ano, fiquei responsável por organizar todo o evento da Semana de Arte Moderna da DRE Penha. Ver as escolas e os projetos se desenvolvendo é muito gratificante. Os alunos e os professores estavam muito bem preparados, assistimos a peças e apresentações muito especiais. Eu, particularmente, gostei muito”, afirma Thalita.

Encerramento – No sábado, dia 21, na Academia Paulista de Letras, houve o encerramento da Semana de Arte Moderna da AEL com a festa de posse da Academia de Letras dos Professores da cidade de São Paulo. Saiba mais.

Acesse aqui a galeria da Semana de Arte Moderna da AEL DRE Penha

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189