Notícias

Semana de Arte Moderna da AEL contará com mais de 170 apresentações em diversos CEUs

Evento de abertura acontece na próxima segunda-feira (23), no CEU Água Azul;  durante a Semana diversas apresentações ocorrerão em CEUs de todas as regiões da capital

Publicado em: 20/10/2023 9h00 | Atualizado em: 20/10/2023
Fotografia mostra crianças no palco em apresentação "Hoje é Dia de Ziraldo", da Semana de Arte Moderna da AEL.

Inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922, um movimento de renovação artístico cultural, a Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) acontece anualmente nos CEUs da capital. Neste ano, a programação será entre os dias 23 e 27 de outubro.

Na ação, os estudantes têm a oportunidade de se apresentar, de prestigiar as apresentações de outras academias, e vivenciar a literatura nas mais variadas linguagens: sarau, exposições de trabalhos, conversa com autores, apresentações cênicas de adaptações de obras literárias, espetáculos de dança e música, mostras de cinema e de arte.

A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 13h, no CEU Água Azul, com homenagem à escritora Rachel de Queiroz pelos 20 anos de seu falecimento. Nos demais dias acontecerão apresentações em diferentes CEUs da cidade, com temas e abordagens estéticas variadas.

O evento propicia o protagonismo dos acadêmicos e contará com 170 apresentações em CEUs de todas as regiões de São Paulo. Entre estas inúmeras atividades previstas algumas são:

Dia 23/10 – Declamação coletiva do poema Magia Negra, de Sérgio Vaz, feita pela AEL Ilan Brenman, da EMEF Lourenço Filho, no CEu Jaçanã – DRE Jaçanã/Tremembé, dia 23/10, e apresentações culturais com coral, orquestra de violões e grupo de dança e produção de sons ritmados corporais.

Dia 24/10 – Adaptação teatral do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna – trecho Morte de Severino e João Grilo – com Jogral de um cordel em homenagem ao autor, encerrando com a dança do xaxado nordestino, da AEL Cecília Meireles, EMEF General Newton Reis; e o musical “Um jeito nordestino de ser”, AEL Vinicius De Moraes, da EMEF Fernando De Azevedo. Ambas no CEU Parque São Carlos – DRE São Miguel.

Dia 25/10 – O Universo Infantil de Rachel de Queiroz com a AEL Cora Coralina, da EMEF Luis Washington Vita; Clube de Leitura – Encenação baseada em versões alternativas de Romeu e Julieta com a AEL Carlos Drummond de Andrade, da EMEF Professor João Franzolin Neto; e Dança das Emílias com a AEL Mauricio De Sousa, EMEF Visconde Cairu. Ações que acontecerão no CEU Tiquatira – DRE Penha

Dia 26/10 – Apresentação de coral, teatro e dança carimbó realizadas pela AEL José Roberto Torero, da EMEF Senador Luiz Carlos Prestes; homenagem à Conceição Evaristo feita pela AEL Patativa Do Assaré, do CIEJA Professora Rosa Kazue Inakake De Souza, no CEU Água Azul – DRE Guaianases.

Dia 27/10 – Canto Coral: Interpretando a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, com a AEL Sérgio Vaz – EMEF Cidade Osaka; e Exercício Cênico “Direitos Humanos”, da AEL Tatiana Belinky , do CEU EMEF Tatiana Belinky. Atividades que ocorrerão no CEU SÃO MATEUS – DRE São Mateus

Essa pequena amostra das apresentações que acontecerão na Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras 2023 é para você ficar com vontade de assistir a várias outras. Então corre para ver a programação completa e escolher aonde você irá.

Acesse aqui a programação completa e participe!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440