Notícias

Semana de Arte Moderna da AEL contará com mais de 170 apresentações em diversos CEUs

Evento de abertura acontece na próxima segunda-feira (23), no CEU Água Azul;  durante a Semana diversas apresentações ocorrerão em CEUs de todas as regiões da capital

Publicado em: 20/10/2023 9h00 | Atualizado em: 20/10/2023
Fotografia mostra crianças no palco em apresentação "Hoje é Dia de Ziraldo", da Semana de Arte Moderna da AEL.

Inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922, um movimento de renovação artístico cultural, a Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) acontece anualmente nos CEUs da capital. Neste ano, a programação será entre os dias 23 e 27 de outubro.

Na ação, os estudantes têm a oportunidade de se apresentar, de prestigiar as apresentações de outras academias, e vivenciar a literatura nas mais variadas linguagens: sarau, exposições de trabalhos, conversa com autores, apresentações cênicas de adaptações de obras literárias, espetáculos de dança e música, mostras de cinema e de arte.

A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira (23), às 13h, no CEU Água Azul, com homenagem à escritora Rachel de Queiroz pelos 20 anos de seu falecimento. Nos demais dias acontecerão apresentações em diferentes CEUs da cidade, com temas e abordagens estéticas variadas.

O evento propicia o protagonismo dos acadêmicos e contará com 170 apresentações em CEUs de todas as regiões de São Paulo. Entre estas inúmeras atividades previstas algumas são:

Dia 23/10 – Declamação coletiva do poema Magia Negra, de Sérgio Vaz, feita pela AEL Ilan Brenman, da EMEF Lourenço Filho, no CEu Jaçanã – DRE Jaçanã/Tremembé, dia 23/10, e apresentações culturais com coral, orquestra de violões e grupo de dança e produção de sons ritmados corporais.

Dia 24/10 – Adaptação teatral do Auto da Compadecida de Ariano Suassuna – trecho Morte de Severino e João Grilo – com Jogral de um cordel em homenagem ao autor, encerrando com a dança do xaxado nordestino, da AEL Cecília Meireles, EMEF General Newton Reis; e o musical “Um jeito nordestino de ser”, AEL Vinicius De Moraes, da EMEF Fernando De Azevedo. Ambas no CEU Parque São Carlos – DRE São Miguel.

Dia 25/10 – O Universo Infantil de Rachel de Queiroz com a AEL Cora Coralina, da EMEF Luis Washington Vita; Clube de Leitura – Encenação baseada em versões alternativas de Romeu e Julieta com a AEL Carlos Drummond de Andrade, da EMEF Professor João Franzolin Neto; e Dança das Emílias com a AEL Mauricio De Sousa, EMEF Visconde Cairu. Ações que acontecerão no CEU Tiquatira – DRE Penha

Dia 26/10 – Apresentação de coral, teatro e dança carimbó realizadas pela AEL José Roberto Torero, da EMEF Senador Luiz Carlos Prestes; homenagem à Conceição Evaristo feita pela AEL Patativa Do Assaré, do CIEJA Professora Rosa Kazue Inakake De Souza, no CEU Água Azul – DRE Guaianases.

Dia 27/10 – Canto Coral: Interpretando a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, com a AEL Sérgio Vaz – EMEF Cidade Osaka; e Exercício Cênico “Direitos Humanos”, da AEL Tatiana Belinky , do CEU EMEF Tatiana Belinky. Atividades que ocorrerão no CEU SÃO MATEUS – DRE São Mateus

Essa pequena amostra das apresentações que acontecerão na Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras 2023 é para você ficar com vontade de assistir a várias outras. Então corre para ver a programação completa e escolher aonde você irá.

Acesse aqui a programação completa e participe!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes em sala de aula. Ao fundo dois professores.

Prefeitura de SP oferece 177 vagas para cursinho pré-vestibulinho gratuito 

Publicado em: 12/05/2025 11h02 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de duas cozinheiras uniformizadas de branco e toca no cabelo oferecem o prato de refeição para uma criança pequena.
Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

«1 2 3 1.515