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Semana da Educação da DRE Itaquera 2016
Evento contou com diversas palestras sobre práticas de Educação Integral e contribuições teóricas sobre relações democráticas.
Publicado em: 08/08/2017 15h37 | Atualizado em: 30/11/2020A Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera realizou, entre os dias 10 e 13 de Maio, a Semana da Educação que apresentou relatos da prática de Educação Integral, contribuições teóricas de palestrantes sobre as relações democráticas no espaço educacional e reflexões sobre o currículo.
O primeiro dia de palestra ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, pela manhã, e a abertura foi realizada com a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A primeira palestra foi “Potências do Aprender”, ministrada pela Dra. Carla Biancha Angelucci, Assessora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da Secretaria Municipal da Educação (SME). No período da tarde houve uma apresentação teatral dos alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Aurélio Arrobas. A palestra de tema “Vivências de Educação Integral em Tempo Integral” foi ministrada pela Dra. Denise Regina da Costa Aguiar e João Kleber de Santa Sousa, membro do Fórum Municipal da Educação, Conselheiro Representante do Poder Público.
Já no segundo dia de palestras, as apresentações ocorreram na Faculdade de Tecnologia (FATEC) Itaquera. No período da manhã a abertura ficou por conta da apresentação cultural da Academia Estudantil de Letras (AEL) das EMEFs Francisco Alves Mendes Filho e Danylo José Fernandes. Já a palestra com o tema “O Direito à Literatura e a Formação para a Cidadania” foi ministrada pela Equipe da AEL – SME e Maria Aparecida Junqueira, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. No período da tarde houve a apresentação da GCM “Teatro Crianças Sob Nossa Guarda”. A Palestra “Infância na Perspectiva do Currículo Integrador” foi ministrada por Juliana Manso Presto, graduada em Pedagogia pela USP. No período noturno houve apresentação do grupo musical “Sapo Kambô”. A palestra “Gestão Democrática: A Educação Como Direito Humano” foi ministrada por Cida Perez, ex-secretária Municipal de Educação e atual Chefe de Gabinete da Câmara Municipal e por João Kleber de Santana Sousa.
O terceiro dia de palestras também foi realizado na FATEC e teve início, no período da manhã, com a apresentação de balé das alunas da EMEF Sebastião Francisco, O Negro. Após o espetáculo, Liliane Garcez, Mestre em Educação pela USP, deu início à palestra “O Atendimento Educacional Especializado na Educação Integral”. No período da tarde houve apresentação cultural “Cacuriá” pelas alunas da EMEF Paulo Gomes Gardim. A palestra “Descolonização do Currículo: O Direito de todas as vozes” foi realizada por Marcia Cordeiro, Supervisora Escolar da Rede Municipal de Educação (RME) e Diretora d Ensino Fundamental de SME e Maria Antonieta Martines Antonacci, Doutora em História Econômica pela USP.
O quarto e último dia de palestras aconteceu no CEU Aricanduva, somente no período noturno e começou com a apresentação cultural “Dança Circular” realizado pelos alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera. O tema “Diversidade na EJA: Acesso e Permanência como Direito” foi debatido pela palestrante Doutora Silmara de Campos, experiência nas áreas de políticas públicas educacionais, formação de professores e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Agenda formativa – Segundo Eliene Vanderlei, Supervisora Técnica, “a Semana da Educação de Itaquera tem se consolidado dentro da agenda formativa da região, tornando-se a cada ano um espaço aguardado pelas escolas e educadores como espaço de comunicação dos conhecimentos construídos na região através dos momentos de compartilhamento dos saberes e discussões com os convidados acadêmicos que iluminam nossas reflexões e também levam consigo as experiências de nossa região numa troca preciosa que valoriza o trabalho dos profissionais da educação e qualifica nossas discussões”.
Para Valter de Almeida Costa, Diretor Regional de Educação de Itaquera, “essa Semana da Educação, além de constituir uma oportunidade necessária para a formação permanente dentro da rede, também favoreceu o debate sobre temas de grande relevância ligados às questões da dificuldade de aprendizagem, desafios da inclusão, alfabetização de jovens e adultos, incentivo ao gosto pela leitura e Gestão Democrática. Tudo muito enriquecedor. As equipes da DRE e unidades estão de parabéns”.
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