Notícias
Segundo encontro do curso “Viver Literatura na ALP da Cidade de São Paulo”
Atividade reuniu cerca de 350 professores
Publicado em: 08/08/2017 15h23 | Atualizado em: 30/11/2020
No último sábado, 6 de maio, ocorreu mais um encontro do curso “Viver Literatura na Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo”. A ação foi realizada na sede da Academia Paulista de Letras – APL e reuniu cerca de 350 professores da Rede Municipal de Ensino.
O curso teve como abertura a apresentação da Orquestra Sinfônica Sons da Educação, composta por 60 alunos da Rede Municipal de Poá-SP, sob a regência do Maestro Alessandro Lamattina Junior. Eles executaram as trilhas sonoras de filmes como A Bela e a Fera, Pearl Harbor, Matrix, O Rei Leão e Forrest Gump: o Contador de Histórias.
O encontro seguiu com a apresentação da poetisa, filósofa e pedagoga Maria Vilani, que recitou poesias do seu livro “Penteando a Vida”. A autora também escreveu ”Varal, O Reino de Roselândia” e “Cinco contos sem descontos e de quebra dois poemas”.
O professor Felipe Ferreira de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dias Gomes, da Diretoria Regional de Educação Guaianases, apresentou um seminário sobre o dramaturgo homônimo. O professor é o coordenador dos estudos literários da AEL que também tem o nome do patrono da EMEF. Sob a direção do professor Leandro Alves Machado Torres, coordenador das atividades de teatro da AEL, os estudantes apresentaram uma das cenas da novela “Roque Santeiro”, escrita por Dias Gomes.
Finalizando o encontro, houve a apresentação da professora Alessandra Silva, coordenadora dos estudos literários da AEL Guilherme de Almeida, na EMEF de mesmo nome. Alessandra ocupa a cadeira 23 da Academia de Letras dos Professores da Cidade de São Paulo, representando a poeta Elisa Barreto. Em sua apresentação, falou sobre o encantamento que possui pela escritora e fez referência à sua relação com a escola e comunidade.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Itaquera
EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar
Secretaria Municipal de Educação
Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Secretaria Municipal de Educação
SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Relacionadas
Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 31/10/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar
Publicado em: 31/10/2025 4h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Celebração marca os 90 anos da Educação Infantil na Rede Municipal e os 100 anos da Biblioteca Mário de Andrade
Publicado em: 31/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação
SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana
Publicado em: 31/10/2025 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas
Publicado em: 31/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga