Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Assista aos vídeos com a íntegra das mesas temáticas.

Publicado em: 01/12/2016 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020

segundo_dia_seminario_latino_americano_praticas_pedagogicas_educacao_infantil_740_x_430.jpg

Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.

A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.

“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.

segundo_dia_seminario_latino_americano_praticas_pedagogicas_educacao_infantil_740_x_430_2.jpg

A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.

segundo_dia_seminario_latino_americano_praticas_pedagogicas_educacao_infantil_740_x_430_4.jpg

Todo o material das palestras estará em breve disponível no
Canal Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação no Youtube.

Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

segundo_dia_seminario_latino_americano_praticas_pedagogicas_educacao_infantil_740_x_430_3.jpg

Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Confira a íntegra das palestras assistindo aos vídeos.

Mesa 3 – O que é exercer a docência com bebês e crianças bem pequenas?
Mediação: Marina Célia Moraes Dias – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED-DIEI – Faculdade de Educação da USP

• Maria Carmem Silveira Barbosa – UFRGS

• Maribel Vergara Arboleda – Colômbia

• Shirley Maria de Oliveira – Coordenadora Pedagógica – CEI Suzana Campos Tauil/ SME-SP

Mesa 4 – Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria
Mediação da mesa: Maria Helena Pelizon

Consultora UNESCO / SME- SP/COPED/DIEI

• Suely Amaral Mello – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI e UNESP Marília

• Javier Alliaume Molfino – Uruguai

Mesa 5 – Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas
Mediação da mesa: Bruna Ribeiro – Assessora SME-SP/COPED-DIEI

• Irene Balaguer – Espanha

• Anita Viudes C. de Freitas – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI

Mesa 6 – Práticas pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades
Mediação da mesa: Maria Cristina de Campos Pires – Assessora SME-SP/COPED/DIEI

• Maria Emília Lopez – Argentina

• Renata Cristina Dias Oliveira – Coordenadora do Núcleo Educacional do CEU Alvarenga/ SME-SP

• Elaine Cristina F. da Conceição – Núcelo de Educação Étnico -Racial / SME-SP

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.